Papo de Varzea

Briga na arquibancada faz torcedor virar presidente de time de várzea

UOL Esporte

Futebol de várzea é caso de amor. Mas, no caso de um certo dirigente da zona sul de São Paulo, esse amor começou com uma briga daquelas “de sair pingando sangue”:

O brigão, o time e o presidente

“Tive certeza de que eu amava o Pioneer aos 12 anos. E nunca achei que alguém acreditaria na história.

Eu tinha 12 anos e já acompanhava os jogos do time. Era torcedor mirim, mas não era parte do time, da diretoria de nada. Só simpatizava.

No nosso bairro, tinha um rapaz chamado Zica, que tinha a mesma idade, e folgado. O mais folgado da região. Morava na quebrada de cima e descia para onde os garotos brincavam para roubar pipa e tomar linha dos outros. Todo mundo tinha medo dele.

Eu também já era folgado naquela época, mas era menor. Um dia, eu estava assistindo um jogo do Pioneer quando ele chegou. Ficou atrás de mim e estava lá só para me encher. Começou a jogar pedras em mim. Do nada, começamos a brigar. Porrada mesmo, um em cima do outro, aquele bolo.

Foi aí que aconteceu uma coisa que eu nunca esqueço: o tio dele, que já era adulto, percebeu que o Zica estava levando a pior e resolveu entrar na briga. Eu era moleque, 12 anos, magrinho e estava apanhando muito dos dois.

Nessa hora, o capitão do Pioneer viu o que estava acontecendo e parou o jogo. Todos os jogadores foram para cima dos dois, deram uma surra neles e colocaram para correr. Eu já tinha simpatia, mas foi aí que o amor começou. Aí que eu disse: ‘Esse é o meu time mesmo’. E o jogo nem acabou…”

Essa é a história de Sérgio Ricardo, presidente do Pioneer, da Vila Guacuri. O time foi campeão da Copa Kaiser, o principal torneio de futebol amador da cidade, em 2010, e no domingo estreou com empate em 0 a 0 com o Califórnia, do Jardim Alvorada (aqui a situação do grupo).

Sobre o Zica, a história também é boa: depois de alguns anos sem se encontrar, ele e Sérgio se tornaram melhores amigos. A relação é tão forte que os dois trabalham juntos: Flávio (o verdadeiro nome do garoto brigão) é cozinheiro no restaurante de Sérgio e já foi vice-presidente do Pioneer.

Gostou? Conhece outro ''causo'' tão legal quanto esse? Deixe um comentário aqui no post mesmo ou entre na página do Papo de Várzea no Facebook e mande uma mensagem.