Papo de Varzea

Voz do Terrão: Conheça a história do Rapa Fora

UOL Esporte

O Rapa Fora FC surgiu em 1998, na Vila Guarani. O nome original era Prolocal, herdado da primeira empresa que nos procurou. Em um bairro onde o futebol é tratado com extrema paixão, e onde nomes tradicionais da várzea paulistana despontam, nossa equipe surgiu como uma alternativa aos que buscavam uma nova identificação.

No começo, tínhamos um elenco bastante experiente, mas aos poucos a equipe foi rejuvenescendo. Ao mesmo tempo, conquistamos a simpatia dos moradores da região do Jabaquara, onde fica a Vila Guarani. Não demorou muito tempo e o time foi rebatizado, assumindo o Rapa Fora. O nome é estranho para alguns, mas simboliza uma questão de atitude. Quem não tiver o que fazer, quem não agrega nada ao grupo, que vá procurar outras paragens. Ou seja: Rapa Fora.

De cara nova, a equipe experimentou um período inédito de reinvenção. O azul, o preto e o branco foram adotados como as cores oficiais e o time passou a encarar os mais tradicionais campeonatos da várzea paulistana. Não escapando da máxima de que ''todo inicio é difícil'', nesta fase o Rapa Fora amargou resultados longe do esperado.

Mesmo assim, a obstinação de nós, dirigentes (Celso, Wendel, Carlos-Bu), mesclada ao empenho dos jogadores, fez com que, em 2007, próximo de completar dez anos de idade, o time conquistasse seu primeiro grande resultado. Ficamos em terceiro lugar na Copa Seme. No ano seguinte, o título passou raspando. O Rapa Fora foi vice-campeão.

Desde então, conquistamos diversos festivais e estamos sendo reconhecidos como referencia entre os times que não pagam incentivo aos jogadores. Logicamente, oferecemos estrutura aos atletas, mesmo com dificuldades financeiras.

Fora do futebol, nosso objetivo para esse ano é fazer uma grande festa no aniversário de 15 anos do clube – e estamos buscando apoio para isso.

O texto foi escrito por Wendel Gandra, diretor do Rapa Fora. Seu e-mail, aliás, foi o primeiro que o Voz do Terrão recebeu – antes, ainda, da criação do espaço.

Voz do Terrão é o espaço que o Papo de Várzea oferece para que você conte a história do jogo que assistiu no fim de se semana. Você quer participar? Mande o relato pela nossa página no Facebook ou pelo e-mail papodevarzea@gmail.com