Papo de Varzea

Acezos bate “rival da Kaiser” e é campeão invicto da Copa Renegados

UOL Esporte

A 8ª Copa Renegados, do Jardim São Bernardo, realizou sua grande final no último fim de semana, no CDC São Bernardo, na zona sul de São Paulo. Na decisão, duas equipes de qualidade, mas melhor para a Associação Acezos (com ''z'' mesmo), da Cidade Dutra, que venceu o R-2 Debony, do Parque Dorotéia, por 2 a 0.

O Acezos entrou em campo ostentando a invencibilidade na competição, contando com a melhor defesa do torneio. Pelo lado do R-2 Debony, apenas uma derrota – e com o melhor ataque. Esses ingredientes serviram para apimentar ainda mais a partida. O confronto serviu de tira teima, pois as duas equipes se enfrentaram na primeira fase, com empate em 0 e 0. Naquele jogo, os destaques foram os dois goleiros, Felipe, do Acezos, e Jeferson, do R-2 Debony, que garantiram o placar com grandes defesas.

No último sábado, o campo estava lotado. As duas torcidas compareceram em massa, prestigiando, apoiando e incentivando os jogadores. Os primeiros minutos da partida foram truncados e com muito respeito. Com duas equipes bem técnicas em campo, o jogo teve muitos toques de lado e nada de procurar o gol. Chutes foram raros. A primeira bola que chegou às metas com perigo foi da equipe do R-2 Debony, aos nove minutos. O goleiro Jeferson saiu jogando rápido e o zagueiro Tony, do Acezos, se perdeu no quique da bola. Edilson “Firula” dominou e tocou para Nenê, sem marcação. Ele bateu no contrapé do goleiro Felipe, que fez grande defesa, evitando que o placar fosse aberto. No ataque seguinte, boa jogada do R-2, Nenê recebeu a bola na entrada da área e bateu a meia altura. O goleiro Felipe, bem colocado, fez a defesa.

O Acezos só chegava ao gol do R-2 com bolas paradas, mas o goleiro Jeferson, sempre saindo no segundo andar, cortava todos os cruzamentos. Aos 20 minutos do primeiro tempo, quando só estava dando R-2, aconteceu uma discussão entre o treinador Renato “Don Don” e o meio campista Du Bocão, ex-jogador do Tutu/Jd. Iporanga. Os dois trocaram ofensas verbais e o treinador substituiu Bocão, que saiu reclamando, por Bruno.

Aproveitando a desestabilidade emocional do rival, o Acezos foi pra cima e começou a mostrar seu bom futebol. Logo na primeira bola, Bruno foi dominar, perdeu o tempo da bola e o rival Véio roubou. Lançou Thiaguinho, que não dominou. O goleiro Jeferson saiu rápido e fez a defesa. Outro bom ataque do Acezos veio aos 29 minutos. Malinha tocou para Deivão, que arriscou de fora da área. Bateu colocado, a bola fez a curva e saiu, dando susto no goleirão. Depois, foi a vez do R-2 chegar, em bola parada. Aos 28 minutos, Nilsinho colocou a bola dentro da área e a zaga chutou errado, quase matando o goleiro Felipe, vendido no lance e só torcendo para que o lance acabasse em escanteio. As equipes chegavam com muito perigo em lances de bola parada. Outro susto para o Acezos veio com Edilson, que cobrou falta perto da lateral esquerda, fechada. A bola caiu de repente, no cantinho goleiro Felipe. Só que o arqueiro estava esperto e fez a defesa parcial. A bola ficou viva na área e a defesa afastou mal, Bruno pegou o rebote e bateu colocado, raspando o travessão.

No último lance do primeiro tempo veio o castigo para o R-2. Após falta na lateral, Thiaguinho cobrou, a defesa ficou só olhando e Vitor subiu de cabeça. Testou firme para o chão, superando o goleirão e colocando o Acezos na frente.

A segunda etapa começou com várias modificações nas duas equipes. Logo aos sete minutos do segundo tempo, o R-2 foi para o ataque com Nenê, que fez boa jogada individual e levou para a linha de fundo. A zaga afastou mal o cruzamento e Bruno, novamente, pegou o rebote e bateu forte. O goleiro do Acezos, Felipe, estava bem colocado e segurou firme, sem rebote.

Com o placar a seu favor, o Acezos começou a explorar os contra-ataques. Thiaguinho recebeu bom lançamento e levou para a linha de fundo. Bateu cruzado para trás. Léo deixou a bola escapar e Mike aproveitou a oportunidade e bateu forte, rasteiro. O goleiro Jeferson fez a defesa firme. Aos 18min saiu o segundo gol do Acezos. Nasceu de uma bobeira geral do R-2. Cobrança de lateral do R-2, o Acezos recuperou a bola com Melo, que rolou para Léo, sozinho e sem marcação. Ele arriscou de fora da área e acertou na gaveta, fazendo um golaço. Em resposta, a equipe do R-2 foi para o ataque. Aos 25 minutos, Gabiru bateu falta de pertinho da área e o goleiro Felipe fez a defesa. Perdendo por 2 a 0, o R-2 tentava de todo jeito diminuir o placar. Com isso, a defesa ficou desprotegida. Numa boa arrancada, Thiaguinho roubou a bola e tocou para Véio, que só rolou para Robinho. Ele bateu colocado no canto, mas a bola passou raspando o poste. O R-2 seguia levando perigo com lances de bola parada: aos 34min, Gabiru bateu falta na área e o goleiro Felipe fez a defesa. Na hora da reposição, foi chutar e o atacante Edilson “Firula” pulou na frente da bola, dominou e bateu forte. O chute foi em cima do goleirão, que fez outra boa defesa. A equipe toda do Acezos reclamou com o árbitro, Sr. Ordiley, pedindo falta e ele mandou seguir o jogo.

Aos 40min, novamente a bola parada para o R-2. Gabiru bateu e o zagueiro Pixita cabeceou para o fundo da rede. O bandeirinha deu o gol, mas o árbitro apitou irregularidade do zagueiro. O terceiro gol do Acezos quase saiu aos 42min. Melo fez boa virada de jogo e achou Thiaguinho livre. Ele bateu de primeira, no contra pé do goleiro Jeferson, mas perdeu boa oportunidade de ampliar o placar. No último lance da partida, Thiaguinho recebeu a bola ainda no seu campo e saiu em disparada para fazer o gol. Chegou ate a área, mas quando ia finalizar, o zagueiro Dandan deu um bico para escanteio.  Não houve tempo pra mais nada: o placar acbou “sertanejo”, com gols de Vitor e Leo. O Acezos foi campeão invicto. E de quebra ganhou os prêmios de goleiro menos vazado, para Felipe, que conta com um detalhe curioso: Felipe é titular do R-2 Debony na Copa Kaiser desse ano. O time do Acezos ainda teve o artilheiro, Mike, com sete gols.

O texto foi feito pelo parceiro do blog Eduardo Lima. Segurança, ele faz questão de correr pelos campos aos fins de semana atrás das melhores partidas.

 Este é o “Voz do Terrão”. É o espaço que o Papo de Várzea oferece para que você conte a história do jogo que assistiu no fim de se semana. Você quer participar? Mande o relato pelo e-mail papodevarzea@gmail.com