Papo de Varzea

Voz do Terrão: Unidos da Vila é campeão do 3º campeonato Especial de Diadema

UOL Esporte

Não bastou chegar ao jogo podendo empatar, o histórico de ser o atual campeão ou jogar em casa. O Unidos da Vila, do Jardim Campanário, superou não só o Grêmio Eldorado, mas também todas as vantagens do rival e conquistou o título da Divisão Especial do 3º Campeonato de Diadema de Futebol Amador. O troféu veio com uma vitória por 3 a 1 no estádio do Jardim Inamar.

As equipes já tinham se enfrentado duas vezes em 2013, com vantagem para a equipe do Grêmio, com uma vitória e um empate. As duas torcidas fizeram a festa e compareceram em peso para prestigiar a grande final.

A partida começou quente, com a equipe do Unidos da Vila indo pra cima. Logo de cara, aos três minutos, veio o primeiro lance de perigo: André tocou para Rodnei, que arriscou do meio da rua. O goleiro Celso, do Grêmio, fez boa defesa, segurando firme.

Aos 18 minutos, o Grêmio fez pressão e a defesa  do Unidos cedeu. Braz roubou a bola e tocou para Uochiton Baraúna, que deu um corte no marcador e tocou para Marcinho. Ele que só ajeitou e bateu firme no canto do goleiro Fofão. Ele pulou mas não teve jeito: Grêmio 1 a 0.

Com o placar aberto, o Grêmio ficou só administrando o resultado, tocando a bola. Mas a equipe do Unidos não se abateu e foi para o ataque. O gol de empate saiu aos 38 minutos, em cobrança de escanteio de Rodnei na cabeça do zagueiro Willians, que foi lá no alto e testou firme para colocar fogo na partida.

Logo depois do gol a equipe do Unidos foi buscar a virada. Quase conseguiu aos 40 minutos do primeiro tempo. Rodnei recebeu a bola no meio campo e bateu forte, dando susto no goleiro Celso, do Grêmio. No último lance do primeiro tempo, o Unidos passou perto novamente. Pitucho brigou no alto e a bola sobrou para Andre. De primeira, ele tocou para De, que bateu cruzado. A bola passou na frente do gol e foi para fora.

A segunda etapa começou com a equipe do Unidos atacando, querendo buscar o resultado. No segundo minuto, Marquinhos fez boa jogada e tocou para Pitucho. Ele driblou o zagueiro e bateu cruzado, a bola passou perto.

Aos 8 minutos, bom ataque do Grêmio: bola rápida na direita, França bateu cruzado. Uochiton Baraúna, que acompanhava o jogo, vacilou e a zaga chegou junto, evitando o segundo gol do Grêmio. Outro bom ataque do Grêmio veio aos 12 minutos, mais uma vez com Uochiton Baraúna. Ele recebeu no meio campo e fez boa virada para Thiaguinho, livre na direita. O atacante levou para a linha de fundo e cruzou na cabeça de Uochiton Baraúna. O baiano subiu com estilo, mas testou para fora, perdendo outro bom ataque.

Depois dos bons ataques do Grêmio, o Unidos acordou na partida. Aos 21 minutos, Rodnei bateu falta e a bola pingou na frente do goleiro Celso, que ainda estava com a visão encoberta. Mesmo com muita gente na sua frente, fez grande defesa, no reflexo, colocando a bola para escanteio.

Aos 23 minutos, De recebeu a bola na intermediária e arriscou o chute, que saiu forte e rasteiro no canto. O goleiro Celso teve trabalho. Fez a defesa parcial, Felipinho pegou o rebote e bateu para fora. A resposta do Grêmio veio aos 30 minutos. Marcinho, artilheiro do campeonato com 14 gols, bateu falta e a bola explodiu no travessão e saiu. A torcida do Grêmio gritou gol.

Aos 33 minutos do segundo tempo, Pitucho fez ótima jogada na ponta direita e cruzou. De chegou batendo de primeira, no contra pé do goleiro, para fazer o gol da virada do Unidos. Precisando do gol de empate, a equipe do Grêmio foi para o ataque. Rinaldo bateu lateral rápido para Willian, que fez o giro no zagueiro e bateu cruzado. A bola passou perto do goleiro Fofão e saiu pela linha de fundo.

O terceiro gol sacramentou o título do Unidos. Aos 45 minutos do segundo tempo, o goleiro Fofão repôs a bola rápida e pegou a equipe do Grêmio desprotegida. Pitucho, sozinho, dominou e bateu forte. Ainda contou com a sorte: a bola desviou no zagueiro e entrou no cantinho, matando o goleiro Celso, que ficou vendido no lance.

Depois do apito final, foi só festa para o lado do Unidos da Vila. Jogadores, diretores e torcedores, todos emocionados. Pelo lado do Grêmio, a tristeza era visível em todos.

O texto foi feito pelo parceiro do blog Eduardo Lima. Segurança, ele faz questão de correr pelos campos aos fins de semana atrás das melhores partidas.

Este é o “Voz do Terrão”. É o espaço que o Papo de Várzea oferece para que você conte a história do jogo que assistiu no fim de se semana. Você quer participar? Mande o relato pelo e-mail papodevarzea@gmail.com