Papo de Varzea

Voz do Terrão: XI Garotos da Lapa é campeão da II Copa Pelezão de Futebol

UOL Esporte

Embalados pelas conquistas de 201 e 2012, o XI Garotos da Lapa Futebol Clube e sua diretoria, ao lado dos profissionais de educação fisica Igor Savala e Wesly Otoni, resolveram criar uma competição. O objetivo era ranquear as equipes da região e oferecer um evento que aumentasse o nível do futebol amador na região.

DESTAQUES DA COMPETIÇÃO
Artilheiro: Alexandre Chichito (Valência) – 6 gols
Destaque: Erick Oliveira (XI Garotos da Lapa)
Melhor Goleiro: João Nackson (XI Garotos da Lapa)
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º. XI Garotos Da Lapa
2º. Valencia EFB
3 º. AE Bagaceira
4º. Onze De Maio

A II Copa Pelezão de Futebol 2013 veio com força total e mobilizou não só 16 equipes da Lapa, mas muitas outras e de outros bairros e regiões. O nome é uma homenagem a uma das primeiras competições da região, idealizada pelas equipes do bairro e por Barreto, então diretor do Clube Escola Lapa – Pelezão.

O torneio teve 16 vagas abertas. Os primeiros confirmados foram oito equipes que detinham horários no Pelezão, aos sábado à tarde e domingo (manhã e tarde). Sem elas, a dificuldade para montar a tabela da competição seria maior. Outras oito equipes foram convidadas. No total, foram formados quatro grupos – em uma disputa forte em busca desse grande titulo.

Em cada jogo foi eleito o jogador destaque. Já a equipe campeã levou, além de troféu e medalha, um jogo de uniformes com 22 conjuntos. Isso apimentou ainda mais a disputa, que por si só já elevava o seu nível graças aos clássicos regionais.

Atual campeão da região Lapa dos Jogos da Cidade (de forma invicta) e campeão municipal no estádio do Pacaembu, os XI Garotos da Lapa se tornaram a grande referência na competição. Por outro lado, muitas outras equipes surgiram fortes para lutar por esse troféu. Botafogo da Vila Leopoldina, Valencia EFB, AE Bagaceira, Acomex, Onze de Maio, Força Jovem e Leões da Lapa foram os grandes destaques ao se classificarem para a fase final.

Jogos emocionantes e com muita disputa marcaram cada confronto de quartas de final. Muitos torcedores e dirigentes foram firmes a afirmaram que muitos jogos poderiam, sem sombra de dúvidas, valer como o jogo da final da competição. Alguns exemplos foram XI Garotos da Lapa 3 x 1 Botafogo Vila Leopoldina e Valencia EFB 2 x 1 Acomex.

Não foi diferente na semifinal, que teve dois placares elásticos: o Valencia EFB goleou por 5 a 0 e o XI Garotos da Lapa venceu por 3 a 0.

Na final, o coordenador de esportes da Seme (Secretaria de Esportes e Lazer do Município de São Paulo), Paulo Pavam, deu pontapé inicial. O juiz responsável pela decisão foi Marcelo Alfieri, da Federação paulista, escalado pela AAGSP (Associação de Árbitros da Grande São Paulo).

Os finalistas eram duas grandes equipes. De um lado, o Valencia EFB, formada por jovens que em sua maior parte moram na região. Durante todo o torneio mostraram um perfil muito aguerrido e chegaram à final com uma campanha invicta. Do outro lado, a equipe dos XI Garotos da Lapa, com um perfil forte e competitivo, uma defesa sólida e um ataque criativo e muito rápido – e também chegou invicto.

Foi quinta final consecutiva nos últimos dois anos do XI Garotos, graças à liderança de Xaxá, o presidente-técnico, Nelson, o segundo treinador, e Paulo, auxiliar e dirigente. A experiência valeu e os XI Garotos levaram o titulo da competição ao vencer a equipe do Valencia EFB por 3 a 1. A campanha invicta teve seis jogos, cinco vitórias e um empate, incluindo dois gols sofridos e 12 feitos.

O AE Bagaceira conquistou o terceiro lugar com uma grande virada. Estava perdendo por 2 a 0 e fez 3 a 2 em menos de 20 minutos.

O texto foi enviado pelo pessoal do próprio XI Garotos da Lapa.

 Voz do Terrão é o espaço que o Papo de Várzea oferece para que você conte a história do jogo que assistiu no fim de se semana. Você quer participar? Mande o relato pela nossa página no Facebook ou pelo e-mail papodevarzea@gmail.com