Papo de Varzea

Voz do Terrão: Com dois gols anulados, Pioneer empata com Festpan no Doroteia

UOL Esporte

A terceira fase da Copa Kaiser começou no domingo. Em partida válida pelo grupo S-17, Pioneer, da Vila Guacuri, e Fetspan, de Heliópolis, empataram em 1 a 1. A partida, disputada no CDC Parque Doroteia, atraiu um bom público.

Nessa terceira fase, as equipes se reforçam: o regulamento permite a inscrição de mais três atletas. O Pioneer, considerado uma das mais fortes da zona sul, tem em sua a galeria os troféus de campeão da Copa Kaiser em 2010, nas versões São Paulo e Brasil. O Festpan vem fazendo um bom campeonato e é oriundo de Heliópolis, onde o futebol de várzea tem bastante tradição – prova disso é o grande número de times da comunidade na Copa Kaiser.

A partida começou com o Pioneer tomando um susto logo na saída de bola. O Festpan foi para o ataque com tudo: Natal recebeu bom lançamento na ponta esquerda e bateu, obrigando o goleiro Celso a fazer grande defesa. A bola ainda tocou na trave e saiu em escanteio.

O Pioneer chegou com perigo ao ataque aos nove minutos. Rodrigo recebeu e chutou da entrada da área. O goleiro Big, do Festpan, bem colocado, fez a defesa. Aos 14 minutos, o Festpan atacou com Marcelo. Ele pegou a bola na intermediaria e arriscou. Celso, atento, fez a defesa. A resposta do Pioneer veio com Rodnei: ele cobrou a falta do meio da rua e o goleiro fez golpe de vista. A bola explodiu no travessão e a zaga afastou o perigo, dando um chutão para fora. Nos minutos finais do primeiro tempo, o Festpan foi para o ataque. Marcelinho lançou Chimbinha pela direita, que chegou batendo de primeira e obrigou o goleiro a espalmar para escanteio.

A segunda parte do jogo começou com o Pioneer em cima. Aos cinco minutos, Vagnão tocou para Rodnei, que, de primeira, achou Ricardo, livre. Ele arriscou e bateu forte. Big fez a defesa parcial e a bola ficou viva na área. A zaga afastou o perigo. Aos 10 minutos, anularam um gol do Pioneer: em cobrança de falta, a bola sobrou dentro da área e Rodrigo marcou. O árbitro da partida, Marco Motta, deu falta de ataque. O pessoal do Pioneer protestou, mas não teve jeito.

No ataque seguinte, em outra bola parada, o Festpan chegou ao gol. Marcelinho cobrou na barreira e a bola sobrou para o atacante Sebá. Ele se antecipou ao goleiro Celso, dominou no peito e bateu forte, abrindo o placar: 1 a 0 Festpan.

Depois do gol, a equipe do Pioneer foi com tudo para o ataque. Aos 25 minutos, Rodnei recebeu a bola no meio campo e lançou Rodrigo, que dominou e chutou. O goleiro Big, eleito o destaque do jogo, se esticou todo e fez a defesa. Outro ataque do Pioneer veio aos 29 minutos, com Gilmar batendo escanteio. O meio campo Mentirinha subiu sozinho e testou para fora. A bola passou perto, dando um susto.

Como só dava a equipe da casa, uma hora o gol tinha de sair. Mas, novamente, não valeu. Aos 32 minutos, o atacante Viola recebeu na entrada da área e bateu forte. Big fez a defesa parcial e, no rebote, Junior dividiu a bola pelo alto com o goleiro e fez o gol. O assistente Gilmar Gomes levantou a bandeirinha e marcou impedimento. Novamente, toda equipe do Pioneer foi pra cima da arbitragem.

De tanto pressionar, a equipe do Pioneer conseguiu empatar legalmente. Aos 34 minutos, Gilmar bateu falta e Rodnei antecipou-se à zaga e testou firme, no fundo do véu da noiva. Euforia geral e jogo empatado. No último lance da partida, o Pioneer foi para o ataque e perdeu a bola. A equipe do Festpan saiu rápido para o contra-ataque e Marcelo foi lançado. Saiu em disparada e bateu na saída do goleiro Celso, que fez grande defesa, se esticando todo e evitando o gol.

Com o empate entre as equipes, o grupo S-17 ficou embolado. No outro jogo, Renascente/Jd. Umuarama empatou pelo placar mínimo com o Turma do Baffô/Jd. Clímax. O próximo confronto será entre dois gigantes da várzea: Pioneer x Turma do Baffô, no dia 30/06, às 13h00, no campo do Anhanguera.  Pelo mesmo grupo tem também Renascente x Festpan, no campo do Caldeirão do Iporanga.

O texto foi feito pelo parceiro do blog Eduardo Lima. Segurança, ele faz questão de correr pelos campos aos fins de semana atrás das melhores partidas.

Este é o “Voz do Terrão”. É o espaço que o Papo de Várzea oferece para que você conte a história do jogo que assistiu no fim de se semana. Você quer participar? Mande o relato pelo e-mail papodevarzea@gmail.com