Papo de Varzea

Lendas da várzea: zagueiro pedala da Zona Leste até a Barra Funda para decisão

UOL Esporte

Essa história é daquelas que só acontece em um campo de várzea. E o personagem é folclórico. O zagueiro Dirceu era conhecido na Zona Leste de São Paulo. Daqueles que tinha um vigor físico invejável. Lembra-se do zagueiro Cléber, ex-Palmeiras? Dirceu era um desses.

Em 2002, já perto dos 30, Dirceu era zagueiro do Riachuelo, do Jardim Brasil. O time fez uma das melhores campanhas daquela Copa Kaiser e chegou à decisão, contra o Napoli, da Vila Industrial. A partida foi marcada para o campo do Nacional, da Barra Funda.

E o que Dirceu fez? Chegou ao local da decisão usando um meio de transporte dos mais alternativos. “Quando vi ele chegando de bicicleta, fui perguntar onde ele tinha conseguido. Imagina, são mais de 20 km da Zona Leste até o Nacional. Então fui falar com ele”, lembra o fotógrafo Rodrigo Fernando, que cobriu aquela decisão.  A resposta foi hilária: “Ah, vim pedalando. Para fazer o aquecimento”.

Para quem acha que é mentira, o próprio Rodrigo lembra de outra história para provar o quanto Dirceu era, realmente, um colosso no aspecto físico. “Outro dia, encontrei o Mauro, que era goleiro do Boa Esperança. E perguntei pelo Dirceu. Ele disse que o tinha visto um dia, do ônibus”. O detalhe? Dirceu estava correndo na ciclovia da Radial Leste – ele não disse, mas provavelmente o zagueirão estava a caminho de outra partida…

O Papo de Várzea não conseguiu confirmar a idade e nem mesmo se Dirceu continua em atividade. Descobriu, porém, que o vice-campeão da Copa Kaiser de 1995 (Confiança, de Sapopemba), o campeão de 1996 (Boa Esperança, de São Mateus) e o vice-campeão de 1998 (mais uma vez o Boa Esperança) contavam com defensores chamados Dirceu. Será que era o mesmo? Se você souber do paradeiro do zagueirão, entre em contato. Pelos comentários ou por nosso e-mail papodevarzea@gmail.com.

CONHEÇA OUTRAS LENDAS DA VÁRZEA