Papo de Varzea

Voz do Terrão: Pioneer vence tabu contra a Ponte Preta e segue invicto

UOL Esporte

A última rodada da Etapa 4 da Copa Kaiser terminou e 20 times estão garantidos na próxima fase. Pelo Grupo S-18, o Pioneer, da Vila Guacuri, fez prevalecer sua invencibilidade e ganhou da Ponte Preta, do Jardim Leme, por 3 a 1, no CDC Parque Doroteia.

Em seu último jogo, o Pioneer empatou sem gols com o Cantareira, de Heliópolis e criou um clima de desconfiança no ar. Já a Ponte vinha bem no campeonato, mas acabou desestabilizada após perder na rodada passada, para o Bafômetro, por 2 a 1.

As equipes já se enfrentaram em duas oportunidades pela competição, em 2010, com dois empates, 1 a 1 e 0 a 0. Naquele ano, a Ponte terminou em 11º lugar em 2010. Já o Pioneer terminou com o título.

No domingo, o Pioneer veio completo, mas seu preparador físico, Léo, não foi autorizado a ficar no banco de reservas por problemas burocráticos com seu Cref (o registro dos profissionais de educação física) – irritado, ele saiu reclamando muito. A Ponte teve uma ausência ainda maior: o técnico Elvis Ricardo não pode ir ao jogo.

A partida começou com o Pioneer ligado e impondo seu jogo. A Ponte fazia frente e enfrentava o rival de igual para igual. Mesmo assim, não demorou muito para o time da Vila Guacuri abrir o placar. Aos 11 minutos, o camisa 8, Mentirinha, arriscou da intermediária e o goleiro Diogo aceitou. A bola não foi forte, mas acabou no cantinho, certeiro.

A torcida da Ponte não desanimou: continuou incentivando e batucando. Em campo, porém, seus jogadores só atacaram com perigo aos 17 minutos. Nandinho tocou da lateral-direita para o meio e Fabio chegou chutando para fora.

Em campo, o Pioneer é uma mistura de nomes experientes da várzea, como o zagueiro Beto e o lateral Wagnão, com alguns valores jovens. A Ponte, por outro lado, apostava na juventude. Prevaleceu a experiência e, aos 23, Rodnei bateu a falta e botou no canto esquerdo, para aumentar a vantagem do Pioneer.

A Macaca não conseguia arrumar espaços para as suas jogadas ofensivas e só arriscava mais pelas pontas ou com bolas alçadas na área. Aos 25 do primeiro tempo, o centroavante Anderson Magrão, do Pioneer, perdeu um gol incrível. Gilmar cruzou, na medida para o  atacante cabecear. O goleiro rebateu a bola e soltou na frente do artilheiro. Mesmo assim, ele conseguiu chutar por cima.

Em seguida, no entando, Magrão fez por merecer seu gol. Em um cruzamento de Wiliam, o centroavante fez como Dada Maravilha: parou no ar e cabeceou para o fundo das redes. A Ponte ainda pressionou nos minutos finais. Aos 32, Cris Roberto chutou de longe e deu trabalho para o goleirão Celso, que conseguiu tirar com as pontas dos dedos para escanteio.

No segundo tempo o Pioneer voltou para cadenciar o jogo, diminuindo seu ímpeto ofensivo. A Ponte aproveitou e tomou a iniciativa. Nos primeiros 15 minutos, a torcida viu alguns chutes sem direção, que não representavam perigo aos goleiros. Somente aos 16 minutos a Ponte ganhou fôlego, em uma batida de falta. Cris Roberto executou uma cobrança perfeita e colocou no barbante para diminuir o placar.

O jogo ganhou um pouco mais de emoção, mas o meio campo e a defesa do Pioneer estavam em um ótimo dia. Restou para a Macaca apostar na vontade contra um adversário que valorizava, e muito, a posse de bola. Somente nos acréscimos do juiz Demetrius Pinto Candançan, que conduziu bem partida, um fato levantou a torcida.

Foi uma entrada mais forte, com uma mão sobrando, de Vinicius, do Pioneer, para cima do zagueiro Marcelo Biliquinha. Um empurra-empurra surgiu e o técnico interino da Ponte, Jackson, invadiu o campo e acabou expulso. O placar, porém, não foi alterado: 3 a 1 para o time da Vila Guacuri, classificado para a Etapa 5.

O melhor em campo foi o volante Wellington, de 28 anos, nascido na Bahia e que, além do Pioneer, joga também pelo Grêmio Eldorado, de Didema.

No outro jogo do Grupo S-18, o clássico de Heliópolis entre Cantareira e Bafômetro terminou em 0 a 0. O Grupo S-18 terminou assim: Pioneer, com 7 pontos, e Bafômetro, com 4, passaram de fase. Ponte Preta, com 3, e Cantareira, com 2, estão fora da disputa.

Na Etapa 5, o grupo da região sul terá Pioneer, Bafômetro, Turma do Baffô, do Jardim Clímax, e Milianos, do Jardim Rosana.

 

O texto foi feito pelo parceiro do Papo de Várzea Marcelo Costa. Jornalista e funcionário público, ele está sempre atrás da melhor história nos campos da cidade. Escreve, também, para o Jornal É Nosso.

Voz do Terrão é o espaço que o Papo de Várzea oferece para que você conte a história do jogo que assistiu no fim de se semana. Você quer participar? Mande o relato pelo e-mail papodevarzea@gmail.com