Papo de Varzea

Final da Copa Kaiser deixa o Pacaembu e volta ao estádio do Nacional

UOL Esporte

No ano passado, a final da Copa Kaiser foi disputada no estádio do Pacaembu. A decisão, entre Ajax, da Vila Rica, e Turma do Baffô, do Jardim Clímax, reuniu 20.260 pessoas, um recorde brasileiro em torneios amadores. Quem esperava ver essa marca quebrada, porém, vai ter de esperar.

A organização do torneio confirmou nesta semana que a decisão da edição 2013 do principal torneio de futebol amador da cidade será realizada no campo do Nacional, na Barra Funda, no dia 20 de outubro. Oficialmente, o estádio Nicolau Alayon tem capacidade oficial para dez mil pessoas – público da decisão da Kaiser de 2011. A CBF, no entanto, permite apenas cinco mil torcedores no local.

A mudança tem origem no Campeonato Brasileiro. A organização tinha uma data reservada no Pacaembu, em dezembro. No entanto, o Santos anunciou, no mês passado, a intenção de mandar partidas em São Paulo. Como a preferência de uso do estádio é do futebol profissional, o maior torneio amador da cidade acabou sem data para realizar sua final no estádio.

Com isso, toda a programação do campeonato foi antecipada. As suas semifinais, por exemplo, estão marcadas para o dia 13 de outubro, também no Nacional. A decisão da Série B também será no Nacional, antes da final da Série A.