Papo de Varzea

Rodas de samba no Jaraguá criam time-surpresa da Copa Kaiser

UOL Esporte

Na várzea, o futebol e o samba são irmãos. E a maior surpresa do futebol amador de São Paulo na temporada está aproveitando muito bem essa ligação. O Famíia 100 Valor, do Jardim Panamericano, é o primeiro semifinalista da Copa Kaiser-2013, graças a um elenco formado pela influência das rodas de samba do Jaraguá.

Semanalmente, o clube tem dois eventos concorridos de música em sua sede. Às quartas, rola uma roda de samba com grupos locais. Aos domingos, são realizados shows maiores, com grupos mais conhecidos. Só nesse ano, por exemplo, Turma do Pagode e Pixote passaram por lá.

Aproveitando o sucesso, a diretoria do 100 Valor começou a criar uma verdadeira rede de boleiros amigos. “No futebol amador, relacionamento é importante. Sempre que vamos aos campos, conversamos com os jogadores, convidamos para curtir o samba. O pessoal aparece e se torna amigo. E é com esses amigos que formamos o time”, conta o diretor Rafael Heyn.

 

A função da música, porém, não é apenas social. O lucro com os shows é usado para manter os gastos com futebol, como uniforme, ajuda de custo aos atletas e ônibus para transporte de torcedores. “É uma verdadeira família. E quem aceita o convite e conhece a nossa sede, sempre volta”, diz Rafael.

Essa veia musical do 100 Valor vem desde a criação do clube, há dez anos. Neste período, o clube já foi o responsável por uma ala da Camisa Verde e Branco e, no ano passado, fez uma parceria com a Mangueira, do Rio de Janeiro. “Eles mandaram alguns ritmistas e, no nosso desfile, tocamos com bateria dupla, como eles fazem no carnaval do Rio”.

Uniforme inusitado vira marca registrada

Outra característica que distingue o 100 Valor das outras equipes amadoras é seu uniforme. A camisa tem um grande cifrão na frente e usa as cores verde e rosa, lembrando a parceria com a Mangueira. O responsável pelo design é o próprio presidente. Rafael desenhou a camiseta e ainda faz todo o material de identidade visual do time, que inclui panfletos de jogos e shows.