Papo de Varzea

Números dos finalistas: um pouco sobre as campanhas de Leões e 100 Valor

UOL Esporte

No domingo, Lesões da Geolândia enfrenta o Família 100 Valor pelo título da Série A da 16ª Copa Kaiser de São Paulo. O jogo está marcado para 13h30, no Estádio Nicolau Alayon, na Barra Funda. O parceiro do Papo de Várzea Marcelo E. Costa deu uma olhada nas campanhas, nos elencos e no estilo dos dois time e, pelo que descobriu, o duelo não tem favorito, não…

Leões da Geolândia/Vila Medeiros

Foi campeão varzeano em 2005, na II Copa Topper/Metropolitana. O time da Vila Medeiros tem um bom aproveitamento nos passes e gosta de fazer a bola rolar. Tem na frente o rápido atacante João Capetinha, com 11 gols no ano. É um time bastante forte fisicamente.

Não é violento, mas costuma tomar muitos cartões amarelos. Mesmo assim, ninguém está suspenso: o defensor Reginaldo cumpriu suspensão na semifinal e está de volta para a decisão.

O lateral Caio Vilella apoia bem pela esquerda e Tiago também anota os seus gols: ambos marcaram seis vezes no campeonato. Na defesa, Rodolfo é o xerifão. No meio, o dono do time é o canhoto Bruno Alemão, que corre muito e marca bem. Um detalhe respeitável: o time tem um dos melhores ataques da competição, com 43, mas os tentos são divididos entre jogadores de várias posições. As alternativas de ataque são maiores.

Família 100 Valor/Jardim Panamericano

Subiu para a Série A em 2013 e é considerado a surpresa da competição.  Nos bastidores, é chamado de “time de renegados”. A explicação é que o elenco é formado por jogadores rodados na várzea. Mais ou menos como em um draft imaginário. Klever Leandro, o Lê Camarote, é o artilheiro com 10 gols. Atrás dele tem a segurança do goleiro Júlio César, o Dida, que vem numa crescente, principalmente em momentos cruciais. O zagueiro Índio se posiciona bem e toma conta da defesa.

O meio campo e a lateral-esquerda tem dois jogadores conhecidos na várzea. Pocotó, que está jogando de volante, e Róbson, que é atacante, mas está improvisado na ala esquerda. O centroavante Gão tem seis gols marcados e ótima movimentação, mas foi expulso contra o Nápoli e deve ser desfalque para a final. O banco de reservas também tem sido importante, principalmente os jovens valores Alisson Salgado e Miranda.

O time é bem regular e só sofreu duas derrotas no campeonato inteiro.

CAMPANHAS DOS FINALISTAS

Leões da GeolândiaFamília 100 Valor
45Pontos44
22Jogos22
13Vitórias12
6Empates8
3Derrotas2
43Gols Marcados33
20Gols Sofridos16
23Saldo17
56Cartões Amarelos44
3Cartões Vermelhos4