Papo de Varzea

O craque que não foi 2

Papo de Várzea

craquequenuncafoi

Crescer ao lado do campinho do bairro é fácil. Ele jogava bola todos os dias. E era bom nisso. Aos poucos, os convites para as peladas foram crescendo. Com 15 anos, era conhecido no bairro. “Tá vendo o moleque? É bom de bola”. A fama foi crescendo.

A cada fim de semana, ele jogava por um, dois, até três times diferentes. Era campeonato na manhã de sábado, festival no domingo… Jogando sempre ao lado da turma com quem cresceu, os troféus na parede iam sempre aumentando. Até que um olheiro o viu jogando.

“Meia. Habilidoso. Tem raça. Pode dar certo”. Convocou o garoto: “Tem teste na sexta-feira que vem. No Palmeiras. Está interessado?” A resposta veio rápida. Ele já tinha 18 anos e sabia que, se quisesse ser jogador, tinha de aproveitar. “É minha última oportunidade”. Pois ele foi. No teste, jogou pouco, mas chamou atenção. Recebeu o sinal verde: “Volta na semana que vem. Queremos ver você jogando um pouco mais”.

Ao chegar em casa, a alegria era imensa. Contou para a família, para a namorada. Acreditava, mesmo, que o sonho iria se realizar. No sábado, acordou cedo e foi o primeiro a chegar no campo do bairro. Seu time tinha jogo marcado e ele queria dividir sua alegria com os amigos.

Entrou em campo confiante. Driblava um, dois, tocava. O time vencia, ele tinha deixado o atacante várias vezes na cara do gol. Era a despedida perfeita. Mas o adeus virou drama. No fim do jogo, ele correu para dominar um lançamento. O buraco apareceu no lugar errado. O joelho virou. O barulho, mais do que a dor, o fizeram ter certeza que tinha dado adeus ao futebol.

Sem plano de saúde, sem dinheiro, não pode fazer a operação que salvaria a carreira. Não foi ao teste. Ainda tentou voltar a jogar, mas o joelho não tinha mais a firmeza necessária. Arrumou um emprego, teve filhos e nunca realizou o sonho.

Quem esperava, porém, que o garoto se tornasse um homem amargo, se enganou. Sem poder jogar, ele agora escreve sobre o futebol. Mesmo trabalhando duras horas durante a semana, nos sábados e domingos ele sempre encontra um tempinho para acompanhar os amigos. Seus textos mostram a paixão pelo esporte e o respeito por quem joga.

E muitos de vocês o conhecem, mas não sabem que aquele cara com a prancheta na mão poderia, sim, estar dentro de campo.

Por Bruno Doro

PS: O texto tem muitas licenças poéticas, mas é, em sua essência, a história de um grande amigo que fiz desde que passei a acompanhar o futebol amador. Essa é minha homenagem a ele.