Papo de Varzea

Algo misterioso acontece nos campos de várzea de São Paulo

UOL Esporte

02

Na penúltima rodada da Copa Kaiser 2014, a equipe do Amigos São Francisco entrou em campo em sua última partida na competição com oito jogadores e tomou uma goleada de 20 a 0 do Bafômetro. Na rodada seguinte, a Associação Paraíba entrou, também, com oito jogadores e tomou de 15 a 0 do Santos, da Vila Carmosina. Outro placar fora da realidade foi da Turma do Baffô, do jardim Clímax, que meteu 9 a 1 na Portuguesa da Vilas das Belezas (que também entrou com oito jogadores). Será que a moda pegou?

Uma das equipes de várzea mais tradicionais da Zona Leste na Copa Kaiser, o Botafogo de Guainases ficou de fora da segunda fase por um desses resultados inusitados. Enquanto o time venceu o Unidos da Pacarana, de AE Carvalho, por 2 a 0, chegando aos sete pontos, ficou atrás do Santos, da Vila Carmosina, justamente por causa dos 15 a 0.

03

Quem viu o jogo atestou: Botafogo e Pacarana fizeram um jogo digno, mas que acabou não valendo muito…

A partida começou com o Pacarana com chances remotas de classificação. Por isso, ainda atacou. Aos 5 minutos, o atacante Felipe fez boa jogada pela ponta esquerda e cruzou. Keke dominou na entrada da área e bateu forte, mas sem direção.

O primeiro gol do Botafogo veio rápido, aos oito minutos. Binha foi até a linha de fundo e encontrou Dube, na área. Ele subiu mais do que a zaga do Pacarana e, de cabeça, fez 1 a 0.

04

Aos 11, o Pacarana chegou novamente. Buiu recebeu na entrada da aérea, arriscou de longe, mas o goleiro Marcos fez a defesa tranquila. O segundo do Botafogo veio aos 15, após boa troca de passes, que deixou o meio de campo do Pacarana sem achar a bola, Henrique recebeu na direita, rolou para Verón, que, de prima, deixou Zé Goiaba sozinho na área. Ele bateu no cantinho do goleiro Galo, do Pacarana.

No intervalo, os jogadores do Botafogo ficaram sabendo do outro resultado do grupo. Sabendo que dificilmente conseguiriam o número suficiente de gols necessários para a classificação, desanimaram. O Pacarana teve algumas boas chances de gol, mas não conseguiu balançar a rede.

Aos dois minutos, Keke bateu forte uma falta do meio da rua, obrigando o goleirão Carlos a fazer boa defesa. Aos 17, foi o lateral esquerdo Francisco que arriscou de longe. Seu chute explodiu no travessão e pingou em cima da linha. No rebote, Felipe chutou para fora, perdendo ótima oportunidade. Já nos minutos finais, Francisco recebeu na esquerda e bateu cruzado. A bola passou na boca do gol e foi para fora. Não tinha ninguém para empurrar para as redes.

Por Eduardo Lima, do É Nosso

01