Papo de Varzea

Filhos do terrão

Papo de Várzea

davidluiz

Crédito da foto: Arquivo pessoal

 Hoje, jogo do Brasil na Copa, eu resolvi escalar uma seleção de craques que chegaram à Seleção Brasileira e nasceram nos terrões: Gylmar dos Santos Neves; Cafu, David Luiz, Márcio Santos e Zé Roberto; César Sampaio, Elias e Pelé; Serginho Chulapa, Leandro Damião e Ricardo Oliveira!

No gol, temos o inesquecível Gylmar dos Santos Neves. Em 1949, o time de várzea do bicampeão mundial foi o Vila Hayden F. C, famoso alvinegro do bairro do Boqueirão em Santos, litoral de São Paulo.

01_Gilmar_Goleiro_Vila Hayden

Crédito da foto: Reprodução

Na defesa, Cafu pela direita, que jogou pelo Flor do Itaim (Parque do Povo). Pela esquerda, que tal Zé Roberto? Antes de Portuguesa e Santos, foi titular do Beira-Rio do Parque Guarani, Zona Leste. Dupla de zaga tem David Luiz, titular hoje pela Seleção. David nasceu em Diadema e até hoje visita os amigos do Acadêmicos da Vila Fachini, bairro da Zona Sul vizinho à região do ABC. Ao lado dele Márcio Santos, tetracampeão mundial em 1994. Ele viveu no bairro Capão Redondo em São Paulo, aonde atuou por diversos times da várzea do bairro.

02_Cafu_Lat Dir_Bandeirantes

10_Ricardo Oliveira_Vila NiviVolantes: César Sampaio, que atuou pela famosa equipe Moleque Travesso da Vila Guarani; Elias, que já falamos aqui. De volta ao Corinthians, o jogador atuou pelo Leões da Geolândia da Vila Medeiros. Mais avançados, Serginho Chulapa, que vive no Cruz da Esperança da Casa Verde; Leandro Damião, do Nós Travamos, Família Tupi City (Jardim Ângela) e Estrela da Saúde do Jardim Aracati; e Ricardo Oliveira, que jogou no Estrela Vermelha da Vila Nivi (na foto ao lado – Crédito da foto: Reprodução).

Para fechar essa Seleção Brasileira de jogadores filhos do terrão escolhi um tal camisa 10. Sim! Pelé começou também na várzea. Foi o campo laranja do bairro Vila Curuçá, em Bauru, interior de São Paulo, que serviu de cenário para desafiar o melhor do mundo. Na época, o melhor jogador do São-Paulinho do antigo terrão de Curuçá, bairro hoje conhecido na cidade como Vila Dutra. Em 1955, o pequeno Pelé (destacado na foto com a camisa do São-Paulinho) marcou oito gols na goleada do seu time do bairro por 11 a 0 contra o Popular Atlético Clube.

pele

 

Crédito da foto: Reprodução

Por Diego Viñas, colunista do Varzeapedia e Metrô News