Papo de Varzea

Ontem várzea, hoje é Copa

Papo de Várzea

A cidade de São Paulo mudou muito em poucas décadas e o futebol de várzea teve de se adaptar aos novos cenários. No início do século passado, era possível identificar cerca de 1 mil campos só na região central da cidade, incluindo bairros como Brás, Casa Verde e Bela Vista. Para muitos, o futebol de várzea foi desaparecendo ao longo dos anos, mas o jornalista Flavio Adauto, criador do formato Copa Kaiser, definiu bem ao dizer que o ''futebol de várzea não acabou, apenas mudou de endereço''.

E é verdade! Um do cenários mais paulistanos já deu lugar a campos laranjas de terra: o metrô. Algumas estações eram palcos para grandes jogos de várzea. Durante uma visita ao Artur Alvim, time da Zona Leste da cidade, ouvi que um dos primeiros campos da equipe era justamente onde hoje é a estação de mesmo nome, Artur Alvim. Ali é um dos pontos de encontro para torcedores que vão até a Arena Corinthians, principalmente durante a Copa do Mundo.

Ao longo da Radial Leste, há registros de que muitas das estações de metrô eram campos de várzea, um ao lado do outro. Outra estação que há anos fazia a alegria dos boleiros é a atual Tucuruvi, na Linha Azul. Ali era quase uma arena, com morros ao redor e o campo lá embaixo.

Veronia_Itaquerao-DV

 FOTO LEGENDA: Verônia x Uruguai 

O Verônia é um famoso time da Zona Leste, fundado em 1962, ano em que o Brasil se igualava em títulos mundiais com um eterno rival, o Uruguai. Mais de 50 anos depois, fiz esse registro (ao lado) durante partida entre Uruguai e Inglaterra, na Arena Corinthians. Encontrei esse rapaz vestindo o agasalho do Verônia. A imprensa nacional ou gringa nem reparou na presença dele, mas quem é varzeano conhece. Vi essa imagem e fiquei imaginando uma partida entre um time de várzea de tradição contra uma seleção nacional. Já pensou?

Por Diego Viñas, colunista do Varzeapedia