Papo de Varzea

Brasileiro prefere a várzea ao futebol profissional. Quem diz é o Ibope

Papo de Várzea

Não é segredo para ninguém que o futebol de várzea é apaixonante. A novidade é que o tamanho dessa paixão supera aquela do futebol profissional. E não somos nós, do blog, que estamos dizendo. Na semana passada, o Ibope divulgou uma pesquisa que afirma, categoricamente, que existem mais pessoas dispostas a ir para um campo de várzea assistir a um jogo amador do que a uma partida de futebol profissional no Brasil.

Segundo a pesquisa, em parceria com diário esportivo Lance! (é a mesma que mede o tamanho das torcidas, por exemplo), 10,4% dos brasileiros declararam ir aos estádios para partidas de futebol. O número de pessoas que vão aos campos de várzea? 13,1%. A diferença pode parecer pequena, mas lembre: diz respeito à população total do país. O instituto trabalha com 201 milhões de brasileiros. Isso quer dizer que são 25,5 milhões de pessoas interessadas no futebol de várzea.

Qual a explicação para isso?

A resposta pode ser dividida em duas partes. Primeiro, a rejeição do futebol profissional: como é possível que 67% da população torça para algum time, mas apenas 10% vão ao estádio? As justificativas são falta de segurança (35%), preço do ingresso (17%), falta de conforto (6%), horário dos jogos (4%), falta de transporte público (3%), fase ruim do time (2%) e falta de estacionamento ou seu preço (2%). Outros 35% mencionam outros motivos.

Agora, vamos à várzea. A maioria dessas justificativas para não ir ao estádio não vale para o campo de terra do bairro: você não paga nada para entrar, pode ir a pé (e quando o jogo é longe, o próprio time costuma fretar ônibus para que a torcida acompanhe) e o horário dos jogos costuma ser camarada, no domingo pela manhã ou como um programa logo depois do almoço. Fase ruim do time existe para todos.

Segurança é um tema polêmico: o pessoal do blog, por exemplo, se sente muito mais seguro indo a partidas de várzea. Pode não ter policiamento e a galera costuma aproveitar para usar algumas substâncias proibidas, mas o risco de brigas de torcida é bem menor…

A segunda parte, porém, fica em um terreno muito mais nebuloso. Quem responde que prefere ir a um jogo de várzea pode estar dizendo que prefere jogar futebol com os amigos, aquela pelada de fim de semana, a ir ao estádio. Ou pode estar falando do futebol de várzea mais organizado, aquela dos times quase profissionais. Quando foi a última vez que você conversou com o craque do seu time? Que xingou o técnico e recebeu uma resposta desaforada dele, na hora? E terminou o dia no bar, com os três, rindo da derrota ou da vitória? Na várzea você faz isso. Pode se envolver com o time, viver um ambiente muito mais próximo do que no profissional.

Eu prefiro assim, e você?

Para quem quer saber mais, a pequisa Lance! Ibope do futebol brasileiro pode ser vista aqui:

90% dos brasileiros não costumam ir aos estádios de futebol

Falta de segurança é o principal motivo para torcedor não ir ao estádio

E, se você estava se perguntando porque passamos tanto tempo longe do blog, aqui vai uma boa notícia: vamos voltar a atualizá-lo. Esperamos ter você sempre por aqui…

Por Bruno Doro