Papo de Varzea

Conheça uma sala de troféus de 80 anos de várzea

Papo de Várzea

IMG_4947

Você já foi ao Museu do Futebol, ali no Pacaembu, na Zona Oeste? Se não, vá um dia. É legal, interativo, digital, moderno. E no Museu do Futebol da Várzea, você já foi? Se você é varzeano, com certeza já foi a um deles. Cada bar, campo ou foto pendurada na parede representam a história eternizada do futebol de várzea. Ali fica o verdadeiro museu da várzea. Por isso, quando conheço uma sede cheia de troféus, fotos e história do time da quebrada, fico muito feliz.

IMG_4949

Há umas semanas, estou trocando e-mails com o parceiro Thiago Pires, 31 anos, jogador do EC Sampaio Moreira de Tatuapé. Ele é neto do fundador do time, José Pires, e filho do atual presidente, Paulo Pires. O clube é um dos times varzeanos vovôs que resistem na cidade, fundado em 1º de setembro de 1929. E hoje, 85 anos depois (ali não tem verba de time profissional, né, nego) eles inauguram sua sala de troféus. E que sala, cara! Que coisa linda!

IMG_4948

São mais de 450 itens entre troféus, medalhas, fotos, flâmulas e outros artigos que contam a história das mais de oito décadas do time. ''Os troféus ficavam guardados em uma outra sala, com difícil acesso, era mais um depósito de troféus. Era um sonho de toda a diretoria há muito tempo fazer uma sala dessas, estilo clubes profissionais'', disse Thiago, que tem muito orgulho em dar sequência ao trabalho de seu avô. Fica a dica para o varzeano que chegou nos 30…

Relíquia é de 1940

IMG_4956

Na foto (da esq. para dir.) estão Thiago Pires, seu filho Joaquim, já sócio do clube, Paulo Pires (presidente) e o Sr. Alcides, secretário e também diretor. O troféu mais antigo exposto é o do título de campeão do Tatuapé de 1940, quando jogou contra times como Tinturaria Brasileira, Azevedo Soares, Vila Primavera, União Tatuapé, Textilha Club e Carrão, que existe até hoje. A partir desta semana, a sala pode ser visitada pelos amantes da várzea e pelo público. Fica na Rua Tijuco Preto, 1.023, Tatuapé, Zona Leste, das 8h às 23h.

IMG_4952

Enquanto isso, no campo mais próximo…

K'Fagestes completa 15 anos

Quem me conhece sabe que meu negócio é futebol de campo, mas quero dar os parabéns ao pessoal do K'Fagestes Futsal, time de futebol de salão da Vila Progresso, da Zona Leste. Douglas, que já jogou na várzea, escolheu o salão para atuar e deixou seu salve a toda comunidade. Os caras são nossos leitores assíduos.

Praça FC realiza festa das crianças em Pirituba

Sábado, dia 11, acontece a 20ª Festa do Dia das Crianças do Jardim Santa Mônica. O time Praça de Pirituba organiza a festa junto do Bloco Vovó Bolão, Santa Mônica FC, Turma do Colete, além de apoiadores. Será na Av. Santa Mônica x Praça José Maria Lisboa, a partir das 12h. Informações: 98237-0253.

Domingo é dia de eleições. Cuidado, irmão!

Peço licença aos varzeanos para um recado. Domingo, além do futebol, vai sair da sua casa para votar em um cara que vai representar você, sua família, seu bairro. Vote com consciência! Cuidado com promessas. Não é porque o cara prometeu piso sintético que ele merece seu voto. Ali, na hora, é você e sua consciência. Mais ninguém.

Po Diego Viñas, do Varzeapédia