Papo de Varzea

Um campeonato feminino na várzea e novidades de seis meses de e-mails

Papo de Várzea

IMG-20140928-WA0038

Olá, amigos do Papo de Várzea! Você sabia que está rolando, em Curitiba, um campeonato varzeano só para mulheres? Legal, não? Essa é só uma das várias novidades que o e-mail do Papo de Várzea recebeu nos últimos seis meses. Por conta da Copa do Mundo e uma profunda reestruturação profissional, acabei deixando esse e-mail de lado. Um erro. Várias coisas interessantes chegaram por lá. Por isso, vamos a um resumão…

1. Samba-rock na várzea! O Bem Bolado, do Jardim São Luiz, passou a dar aulas de samba rock em sua sede. Quem avisou foi o Danilo Cardeal. Quem mais tem iniciativas parecidas?

unnamed

2. O campeonato feminino: está rolando em Curitiba, soubemos graças a um dos vários e-mails que recebemos do Marcelo Kloos, sempre sobre o Imperial. O time, aliás, é um dos participantes do torneio. Aproveitando, além dos resultados de seu time, o Marcelo ainda avisou que o São Braz foi bicampeão da III Copa Imperial.

3. Torneios e mais torneios: o que não faltou, aliás, foram e-mails avisando sobre campeonatos. A Copa But F.C., por exemplo, Masters, começou em julho (e não parou nem nas eleições). Em Curitiba, está rolando a Supercopa dos Campeões. Na Cidade Tiradentes, aqui em São Paulo, está sendo realizada a Copa Grim/Liga Cidade Tiradentes. Além disso, recebemos informes sobre a Copa Ives Ota (lá no Negritude, de Artur Alvim), a Copa Flamengo Masters (no Flamengo da Vila Maria) e a Copa Eder, em Itapecerica da Serra (que está sendo disputada pela galera do São Lourenço).

4. Copa Boleiros: o Papo de Várzea conheceu o projeto no ano passado, mas só soube que ia rolar agora. Os times já estão se classificando, é uma espécia de Copa dos Campeões. Se der certo, vai ser legal. Informações aqui: https://www.facebook.com/copaboleiros

5. Copa Kaiser está rolando (em SC): os varzeanos de São Paulo ficaram sem Copa Kaiser, mas o torneio está sendo realizado em Santa Catarina, desde agosto.

6. Você conhece o Jorge Luiz Fleury? Quem fez essa pergunta foi o Osmar Silva. Segundo ele, O jorge é um batalhador do futebol varzeano, principalmente na zona norte, Freguesia do Ó, Brasilândia, Casa Verde e mais alguns bairros… Ele também edita uma revista, a ‘Futebol Total’, onde dá espaço para clubes, jogadores, dirigentes e torcedores dos times de várzea. Entrou na nossa lista de personagens…

15210332458_0bc908ab28_z

7. Campeões das Copas Carioca e Rebote: parceiro antigo do blog, o Tião Vieira foi a essas duas finais e nos mandou os relatos. Não tive tempo para editá-los, mas aqui vão os resultados. O Festpan venceu o Ouro Preto por 2 a 1, com gols de Romário e Coco (Davi fez o do Ouro Preto), e foi bicampeão da terceira edição da Copa Carioca. Já o Elite, do Jd. Iporã, foi campeão da 14º Copa Rebote ao vencer o Gaviões, da Cidade Júlia, por 1 a 0.

8. Histórias de clubes: o Ricardo Simões mandou a história do Fertyl, time da Vila Moraes, da zona sul, fundado nesse ano e, recentemente, estreou em competições varzeanas, na 8ª Copa Vila Missionária. Já o André Rodrigues falou que seria interessante conhecer o Dom Angelico, time de Cidade Tiradentes com 21 anos. Histórias como essas são sempre bem vindas por aqui!

9. Onde jogar: para terminar, o Heitor Pires disse que criou, com os amigos, um time para jogar na várzea e quer saber que campeonatos podem disputar. Nossa dica é procurar o campo em que você normalmente jogam e perguntar no bar quando rolam os campeonatos. Na várzea, a galera que fica perto do terrão sempre sabe onde rolam os melhores torneios.

10. Obrigado! O grande número de e-mails que recebemos é o que nos dá força para continuar.

Por Bruno Doro