Papo de Varzea

O dilema da Copa Kaiser: o campeonato deve ou não deve voltar?

Papo de Várzea

Trofeu_Copa Kaiser

Na semana passada, uma discussão acalorada entre os varzeanos no Facebook chamou a atenção para o que pensam, de fato, os amantes do futebol amador. A especulação de se realizar uma nova competição em 2015, organizada pela empresa Evidência [que criou a Copa Kaiser], divide opiniões. Mas divide mesmo! Até os que criticavam anteriormente a empresa se colocam ansiosos por uma nova copa, nos moldes da extinta Copa Kaiser, competição que virou referência durante quase 20 anos.

Resolvi, então, analisar os pontos de vista da galera. Os que se colocam contra a participação da empresa de eventos, alegam que a Evidência monopolizou o futebol de várzea com a Copa Kaiser, que virou uma obsessão para os diretores de times. Além disso, a empresa cobraria muito alto pela inscrição e participação dos times, sem dar, segundo os relatos, nada em troca. O campeão, de fato, não tinha uma premiação, exceto em edições que tiveram viagens para fora do Estado e em outra em que um time teria recebido um ônibus como prêmio.

[Nota do Blog: a empresa não cobra inscrição, mas exige uma declaração da Federação Paulista de Futebol de que os atletas não são profissionais. Essas consultas são cobradas (e criticadas). Sobre os benfícios, antes de cada edição todo time ganhava um conjunto de uniformes – para algumas equipes, a participação no torneio era a única chance de ter, anualmente, fardamento novo para seus atletas. Além disso, em 2012, o campeão do ano anterior ganhou transporte para os jogos]

Para os que são a favor, a empolgação se deve ao fato de a empresa já ter experiência e saber organizar um campeonato. De fato, a Copa Kaiser trouxe de volta o futebol de várzea ao cenário da cidade de São Paulo. A mídia voltou a olhar para a várzea por causa da competição. Mas as opiniões se dividem. E você, prefere a várzea profissional ou a antiga?

Mais de 100 comentários

A postagem no Facebook reproduz um comunicado da Evidência com o título ''Boas perspectivas para 2015''. Nos primeiros comentários, alguns diretores se colocam na expectativa das novidades e que aguardam participar de uma nova copa. Tudo indo bem até um comentário que coloca na mesa uma realidade: antes, todos condenavam a Copa Kaiser e agora os mesmos querem participar. Daí para frente foi resenha atrás de resenha, o que mostra que o assunto ainda vai dar muito pano para manga. Que venha 2015, então!

Enquanto isso, no campo mais próximo…

Passeio leva grupo no Museu do Corinthians e do Sampaio Moreira

Neste sábado, dia 18, eu vou acompanhar um grupo com 40 pessoas convidadas pelo Sesc Itaquera em uma visita ao Museu do Corinthians. Serão agentes de turismo que, depois, irão conhecer a nova sala de troféus do EC Sampaio Moreira, time de várzea do bairro do Tatuapé, Zona Leste. Semana que vem, conto novidades.

União FC da Vila Missionária reúne 400 pessoas no Dia das Crianças

Vários times realizaram suas festas para a criançada neste final de semana. Um deles foi o União FC, que fez a alegria dos pequenos da Vila Missionária. Apresentação de capoeira, missa e várias brincadeiras foram algumas atrações. A festa aconteceu graças a doação de diretores do time e comerciantes da região.

Novato, Currião é o novo campeão da Copa da Paz

Depois de empate sem gols com o Nove de Julho da Casa Verde, o Currião de Paraisópolis venceu nos pênaltis o time da zona norte e conquistou a 7ª edição da Copa da Paz. O time fundado em 7 de setembro de 2013 fez 3 a 0 nas penalidades e levantou a taça no campo do Palmeirinha, na comunidade de Paraisópolis.

Por Diego Viñas, do Varzeapédia