Papo de Varzea

Várzea azul (contra câncer de próstata): Brito, o churrasqueiro do Baruel

Papo de Várzea

Brito tem 66 anos idade, trabalha como auxiliar jurídico, é síndico do prédio onde mora, joga na várzea como ponta direita e ainda é o churrasqueiro oficial do time. Vida de maluco? Que nada! Tudo isso é fichinha para o maior problema que ele, Antônio Vicente de Brito, viveu em 2009. “Estava em um churrasco e fui urinar. Pra minha surpresa, não consegui. Fiquei assustado, porque meu pai já teve câncer de próstata e resolvi conversar com meu médico”.

No caso de Brito, nunca teve preconceito com essa coisa de exame de toque e tudo mais. Para ele, faltou orientação. “Eu sempre me cuidei, mas meu médico nunca me pediu para ampliar meus exames”. Quando fez o teste de sangue, PSA, outro susto: “Acho que até quatro (medida) é aceitável. O meu estava mais de seis. Além disso, minha próstata estava inchada. Aí fiz a biópsia e, graças a Deus, não deu nada. De lá pra cá, sempre fico de olho”.

Antes dessa conversa, Brito estava em campo, jogando pelo Baruel FC, time de várzea da Casa Verde, Zona Norte de São Paulo, fundado em 1941. “Hoje ganhamos em campo, mas o importante é na vida”. E Brito deixa o recado. “É burrice, é ignorância ter preconceito e não se cuidar. Os cinco minutos do exame de toque podem te dar muitos anos de vida. É importante você participar da vida e parar de ser machista”, alertou. Aí me serviu um churras esperto.

Fut Varzea-Baruel-CREDITO DIEGO VINAS_edited

A várzea é social

No domingo, o Baruel recebeu o penúltimo dia do projeto Várzea Azul, que está levando informação sobre prevenção ao câncer de próstata aos nossos jogadores veteranos. Com parceria do Instituto Lado a Lado pela Vida, a galera do bairro assistiu à palestra do Dr. David Cohen (o terceiro, da esq. para dir). Na foto, estão também Otacílio Ribeiro, Brito (nosso personagem) e Luiz Bento, 60 anos, presidente do time. “A várzea sempre foi um celeiro de craques, mas ela é social. Para falar com varzeano, tem que vir até aqui, no campo”. Certo?

Enquanto isso, no campo mais próximo…

Nove de Julho devolve derrota sobre o Currião

Na final da Copa da Paz deste ano, o Currião de Paraisópolis foi campeão em casa vencendo o Nove de Julho da Casa Verde. Neste final de semana, veio o troco. O Nove venceu por 2 a 0 e eliminou o Currão nas quartas de finais da Copa Bozzano Boleiros. O time da Zona Norte está classificado para a semifinal da competição.

Jardim Verônia completa 52 anos de história

Fundado em 26 de novembro de 1962, o Jardim Verônia EC celebra amanhã mais um ano de vida na várzea de São Paulo. De uniforme branco e vermelho, o Verônia é tradicional na cidade, representando Ermelino Matarazzo, na Zona Leste, vencedor da Copa Negritude e duas vezes a Copa Seme da Leste.

Onze + 1 procura adversário para sábado, dia 29

Time fundado em 11 de abril de 2009, o Atlético Clube Onze +1 procura um adversário para jogar no sábado, dia 29, às 15h, no campo perto do Shopping Aricanduva, bairro Jardim Marília, Zona Leste. Quem se interessar procure Sandro Prado ou o comunicado postado no grupo Jornal da Várzea, ambos pelo Facebook.

Por Diego Viñas, do Varzeapédia