Papo de Varzea

Voz do Terrão: XI Garotos e Boa Esperança fazem duelo de primeira, com vantagem para a Águia de São Mateus

UOL Esporte

No domingo, o Boa Esperança, de São Mateus, venceu o XI Garotos, de Ermelino Matarazzo, por 1 a 0, em partida válida pelo Grupo L-27 da 16ª Copa Kaiser 2013. O confronto foi no campo do 1º de Maio, no Jardim Santo André. Com a primeira fase concluída, muitas equipes tradicionais rebaixadas e outras classificadas no sufoco, a segunda etapa é a hora de jogar sem medo: agora, ninguém corre o risco de ser rebaixado.

Os jogos na Zona Leste são apaixonantes. A comunidade comparece em peso. Incentiva, mas também cobra muito. Pelo lado do Boa Esperança, a torcida Máfia Azul. Pelo XI Garotos, a Garoterror. As duas organizadas fizeram a festa na arquibancada com bandeiras, sinalizadores e a tradicional fumaça. O campo ficou bonito com a festa na entrada das equipes.

A partida marca o duelo entre duas equipes tradicionais da várzea paulista,  que já foram campeãs da Copa Kaiser. O Boa é bicampeão, com títulos em 1996 e 2000. O XI Garotos foi o vencedor de 2001. O Boa Esperança contou no seu banco de reservas com o técnico Betão e os jogadores Pirralho, Tiuípe e Jacaré: todos estavam nas conquistas.

Essa é a quarta vez que as duas equipes se encontram na maior competição de futebol amador de São Paulo. E a estatística pendia para o lado do Boa, que entrou no jogo com duas vitórias e um empate. A partida começou com as equipes fechadas, todo mundo  querendo mostrar vontade e  garra. Com isso, o jogo teve muitas faltas.

No campo grande, com a poeira subindo, o primeiro lance de perigo foi para a equipe do Boa. Aos cinco minutos, Rato bateu escanteio fechado e a bola quase entrou direto. O goleiro Santista, do XI Garotos, fez a defesa parcial e a bola ficou viva dentro da área. O zagueirão deu uma bicicleta e afastou o perigo.

Em resposta, aos sete minutos o XI Garotos quase abriu o placar. Em contra-ataque rápido, Colorau recebeu bom lançamento pela esquerda e trouxe pro meio do campo. Ele arriscou o chute, que saiu venenoso e explodiu no travessão: pingou em cima da linha e saiu. O goleiro Luiz, do Boa, só ficou olhando e torcendo que a bola saísse para fora.

Depois do susto, a equipe do Boa se ajustou em campo e foi para o ataque. Pirralho recebeu a bola na intermediaria e chutou. A zaga se jogou na frente da bola e, no rebote, Jonas cruzou e Marcinho bateu fora, mas perto do gol.

Aos 32 minutos, a equipe do Boa fez pressão no meio campo e roubou a bola. Ela caiu nos pés do camisa 10, Ismael. O técnico Betão, da lateral, gritava: “Bate no gol”. Ele obedeceu e acertou um belo chute. A bola foi certeira no canto do goleiro Santista, sem chances. Boa 1 x 0. Na comemoração, Ismael fez questão de comemorar o gol no banco de reservas.

A segunda etapa começou com a equipe do XI Garotos em busca do gol. Aos 3min, Caio tocou para Titico, que arriscou de fora da área. A bola iria entrar na gaveta, mas o goleiro Luiz se esticou todo e espalmou para escanteio.

Aos 5min, XI Garotos no ataque, confusão dentro da área. Di bateu forte, mas o goleiro Luiz, bem colocado, rebatendo no puro reflexo. A bola ainda ficou pingando dentro da área. A zaga deu um bicão, afastando o perigo.

Na sequência, mais um lance de perigo. Bola parada para os XI Garotos, Kaká colocou na área e o zagueirão Lugano subiu, sozinho. Cabeceou para fora, perdendo a oportunidade de empatar a partida. Neste momento, só dava XI Garotos. O Boa ficou muito atrás, com todo o time recuado, apostando nos contra-ataques que não davam certo. A marcação do XI Garotos estava perfeita, sem dar espaços.

O Boa só chegou ao ataque aos 18min, e sem perigo. Ismael cobrou a falta para fora. Aos 27 minutos, a bola saiu rápida da defesa do XI Garotos. B.A (sim, esse é o nome dele, Bê A) deu um chutão, Caio ganhou na força, bateu cruzado. A bola tinha endereço certo, mas o goleiro Luiz, mais uma vez, salvou o Boa. Deu um tapinha e colocou para escanteio. Grande defesa.

A pressão do XI Garotos continuava, mas o ataque pecava na finalização. O último lance foi de bola parada para o XI Garotos. Caio, escolhido o craque da partida, cobrou e o goleiro Luiz saiu no segundo andar para cortar, colocando a bola para o escanteio.

Com isso, o placar ficou Boa Esperança 1 x 0 o XI Garotos. O time de Ermelino Matarazzo foi superior no segundo tempo, mas não fez o gol. O Boa se defendeu bem e soube suportar a pressão. Segurou até o fim o resultado. Os próximos confrontos do Grupo L-27 são Boa Esperança x Sete de Setembro/Vila Progresso e Paulista/Itaim Paulista x XI Garotos. Horário e local dos campos ainda a definir.

O texto foi feito pelo parceiro do blog Eduardo Lima. Segurança, ele faz questão de correr pelos campos aos fins de semana atrás das melhores partidas.

Este é o “Voz do Terrão”. É o espaço que o Papo de Várzea oferece para que você conte a história do jogo que assistiu no fim de se semana. Você quer participar? Mande o relato pelo e-mail papodevarzea@gmail.com