Papo de Varzea

Papo de alambrado na várzea salvou carreira de Paulinho, hoje craque do Flamengo

UOL Esporte

Em uma semana, o meia-atacante Paulinho passou de um desconhecido do elenco do Flamengo a herói da maior torcida do país. Para isso, precisou de um só gol. Mas esse gol foi em um clássico, valeu a vitória e, ainda por cima, aconteceu contra o Vasco. Porque o rival é importante? Dificilmente você vai encontrar um jogador com a história tão ligada ao clássico carioca quanto ele – mesmo tendo chegado ao Rio de Janeiro apenas em 2013. Paulinho deu seus primeiros chutes no Vasco. Mas não o de São Januário. O cruz-maltino em questão é da Vila Galvão, de Guarulhos.

Além disso, o futebol amador teve outro papel decisivo na vida do craque: em 2008, o então aspirante a jogador viveu a fase mais obscura da carreira. Enquanto defendeu o Flamenguinho, de Guarulhos, recebeu uma proposta do São Paulo. Os responsáveis pela carreira do jogador consideraram o valor baixo e o negócio não saiu. Paulinho se viu preso ao time, sem a sonhada transferência para uma equipe grande, com salário baixo e, o pior, atrasado.

''Era a minha grande chance. Mas o empresário falou para não ir. Em seguida, tudo ficou ruim. Salário atrasava, não tínhamos condições… Eu fiquei muito mal mesmo. Achei que tinha perdido a única chance da minha vida'', relembra, emocionado, o atleta.

A situação era tão ruim que Paulinho resolveu desistir do futebol. Foi a um jogo do Vasco contra o Apache, da Vila Maria. E procurou Genival Elias de Araújo, o Val, vice-presidente e técnico do Vasco da Vila Galvão, que o conhecia desde garoto. “Virei para ele e falei que queria largar tudo. Não dava mais. E eu tinha contas para pagar. Era melhor ter um emprego do que pagar para jogar futebol. Não queria mais'', desabafa o meia-atacante.

“Ele falou isso do alambrado. Me pediu para que eu arranjasse um emprego para ele. Falei que não iria arrumar emprego nenhum. Que ele seria jogador de futebol. Eu não deixaria que ele desperdiçasse esse talento”, fala Val. Foi nesse momento que a amizade dos dois chegou a um nível muito mais pessoal. O técnico do Vasco da várzea passou a ajudar, financeiramente, o pupilo, para que ele não deixasse o futebol.

Paulinho continuou no Flamenguinho até 2010, quando foi para o XV de Piracicaba. Lá, se tornou ídolo e, neste ano, foi contratado pelo Flamengo – agora, o do Rio de Janeiro. Quer conhecer a história inteira? Leia aqui: Herói do Fla no clássico, Paulinho começou no futebol no Vasco (da várzea)