outubro 2013 – Papo de Varzea http://papodevarzea.blogosfera.uol.com.br Para falar daquele futebol moleque Thu, 02 Jul 2015 23:42:30 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 Bancário convida Beckham para jogar em seu time de várzea http://papodevarzea.blogosfera.uol.com.br/2013/10/31/bancario-convida-beckham-para-jogar-em-seu-time-de-varzea/ http://papodevarzea.blogosfera.uol.com.br/2013/10/31/bancario-convida-beckham-para-jogar-em-seu-time-de-varzea/#respond Thu, 31 Oct 2013 15:29:43 +0000 http://papodevarzea.blogosfera.uol.com.br/?p=2603 AP

Você gostaria de ver David Beckham no seu time da várzea? Aposto que em nenhuma equipe você vai conseguir uma opinião unânime. O talento do inglês para bater na bola é indiscutível, mas você já imaginou o galã correndo em um terrão?

Pois o bancário Luiz Taraborelli, de 21 anos, teve coragem de fazer o convite para o jogador. A proposta veio em um evento do Facebook, com direito a autógrafos virtuais e sessão de perguntas e respostas dos usuários. “Como ele se aposentou, quero saber se ele tem um horário vago aos domingos de manhã para jogar no meu time de várzea, o Lineu FC, que é de Osasco”.

Quem contou a história no UOL Esporte foi o parceiro Guilherme Costa, que avisa: se Beckham aceitar, o próprio Taraborelli terá um problema: vai precisar brigar com o astro por um lugar no time. “Eu jogo na mesma posição e sempre me inspirei nele. No jeito de bater na bola e de cobrar faltas, principalmente”.

E você: se pudesse escolher qualquer jogador do mundo para fazer parte de seu time, que craque convidaria? E porque? As melhores respostas serão publicadas na sexta-feira, aqui no blog!

Confira o texto completo aqui: Fãs brasileiros pedem para Beckham treinar Palmeiras e jogar na várzea

]]>
0
O campo que virou metrô: conheça a história do Búfalo, da Vila Prudente http://papodevarzea.blogosfera.uol.com.br/2013/10/30/o-campo-que-virou-metro-conheca-a-historia-do-bufalo-da-vila-prudente/ http://papodevarzea.blogosfera.uol.com.br/2013/10/30/o-campo-que-virou-metro-conheca-a-historia-do-bufalo-da-vila-prudente/#comments Wed, 30 Oct 2013 09:00:53 +0000 http://papodevarzea.blogosfera.uol.com.br/?p=2600 bufalo vila prudente

Quando eu era criança, passava as férias na casa da minha avó, na Vila Prudente. Andando pelas ruas próximas, sempre ficava intrigado com o símbolo de um búfalo que aparecia em uma das fachadas. Achava que tinha algo a ver com carne, mas nada no prédio, além do próprio búfalo, lembrava um açougue…

O blog, porém, resolveu essa dúvida de infância. Há algumas semanas, recebi um e-mail do Alessandro Conti. Ele falava sobre um time da Vila Prudente fundado em 1952 e, quando assisti ao vídeo que ele indicou, lá estava o búfalo, o mesmo que eu lembrava com nitidez de detalhes. Para quem está curioso: búfalo era o nome de uma das marcas de papel da Companhia Industrial Paulista, empresa em que trabalhavam os fundadores do Búfalo. Uma curiosidade também chama atenção. O time nasceu com um campo, que ficava no terreno da própria empresa. O campo sumiu há muitos anos e, hoje, no mesmo local, fica a estação Vila Prudente do metrô.

Confira o vídeo com a história do Búfalo, o mais bem acabado que recebemos nesse ano:

 

]]>
4
Família várzea: dois jogadores colocaram filhos antes do futebol http://papodevarzea.blogosfera.uol.com.br/2013/10/29/familia-varzea-conheca-dois-jogadores-que-colocaram-os-filhos-antes-do-fut/ http://papodevarzea.blogosfera.uol.com.br/2013/10/29/familia-varzea-conheca-dois-jogadores-que-colocaram-os-filhos-antes-do-fut/#respond Tue, 29 Oct 2013 13:48:46 +0000 http://papodevarzea.blogosfera.uol.com.br/?p=2593 Para ser jogador de futebol, muitas você precisa abrir mão de muita coisa. Quem nunca ouviu relatos de que a família acaba em segundo plano? Ou já percebeu que mãe de jogador raramente faz o almoço de domingo para o filho?

Na várzea você encontra o outro lado dessa moeda. Jogadores que tinham a oportunidade de viver da bola, mas fizeram a opção consciente pela bola. Dois deles foram campeões da Copa Kaiser, o principal torneio de futebol amador de São Paulo, em 2013.

caioleoes

O primeiro deles é o lateral Caio Vilela. Até o ano passado, ele era jogador do Sertãozinho. Jogou até o Campeonato Paulista. Quem o vê em campo percebe que ele poderia estar jogando torneios profissionais. Mas acabou desistindo e encontrou lugar no Leões da Geolândia, da zona norte da capital paulista.

“Foi uma decisão pessoal. Acabei me separando e, se fosse continuar essa vida de viagens, iria ficar longe do meu filho. Decidi parar, para ficar mais perto”, conta o jogador, sem arrependimentos. Hoje, um ano depois, ele está fazendo faculdade de administração.

brunoleoe

O meia Bruno, também do Leões da Geolândia, tem outra história, mas também ligada à família. Ele jogou nas categorias de base de grandes times de São Paulo. Mas, quando fez 18 anos, sua namorada ficou grávida. “Não tinha jeito. Com o futebol eu não iria conseguir sustentar a família. Parei e encontrei um emprego. Não me arrependo”, diz o jogador, um dos responsáveis pelo título do Leões da Geolândia. Foi dele, por exemplo, o passe para o atacante Capetinha marcar o gol da equipe na final da Copa Kaiser.

 

]]>
0
Pelé também é várzea: veja curiosidades sobre o Rei no terrão http://papodevarzea.blogosfera.uol.com.br/2013/10/25/pele-tambem-e-varzea-veja-curiosidades-sobre-o-rei-no-terrao/ http://papodevarzea.blogosfera.uol.com.br/2013/10/25/pele-tambem-e-varzea-veja-curiosidades-sobre-o-rei-no-terrao/#comments Fri, 25 Oct 2013 09:00:14 +0000 http://papodevarzea.blogosfera.uol.com.br/?p=2586 Você sabia que Pelé foi até a redação da Playboy para resgatar os negativos de um ensaio da loira quando os dois namoravam? Ou que o nome Edson é um erro de digitação quando o pai, Dondinho, foi registrar o filho?

Pois saiba que além dessas histórias, o Rei do Futebol também tem uma ligação muito grande com a várzea. E histórias muito parecidas com aquelas que vemos, a cada fim de semana, nos campos de terra batida…

Pelé já recebeu para jogar por time amador

Ele ganhou 4.500 réis para jogar pelo Ipiranguinha, time de pelada de Bauru, quando tinha dez anos. Alguém ai contrataria?

Vendeu amendoim para comprar uniforme

Também quando tinha dez anos, Pelé montou próprio time, em Bauru. O 7 de Setembro. Para comprar uniformes, ele e os amigos roubaram amendoins de vagões de trem e venderam na praça da cidade. Mais ou menos como as rifas que os times fazem até hoje, certo?

O time do Zé Leite

O primeiro título foi em 1952, no Campeonato Infantil de Bauru. Ele jogou no Ameriquinha, fundado por um vendedor ambulante chamado Zé Leite.

Agora, confira o álbum completo, com todas as curiosidades:

]]>
1
Chute despretensioso acaba em frango na várzea http://papodevarzea.blogosfera.uol.com.br/2013/10/24/chute-despretensioso-acaba-em-frango-na-varzea-2/ http://papodevarzea.blogosfera.uol.com.br/2013/10/24/chute-despretensioso-acaba-em-frango-na-varzea-2/#comments Thu, 24 Oct 2013 15:46:05 +0000 http://papodevarzea.blogosfera.uol.com.br/?p=2584 O duelo entre Vasco, da Vila Galvão, e Esquadrão dos Cobras, da Vila Sabrina, estava equilibrado. Até que o goleirão deu uma cochilada. O chute veio despretensioso e acabou entrando, por baixo do goleiro.

 

]]>
1
Torcida sofre: veja o sofrimento do Santa Cruz no título da Série B http://papodevarzea.blogosfera.uol.com.br/2013/10/23/torcida-sofre-veja-o-sofrimento-do-santa-cruz-no-titulo-da-serie-b/ http://papodevarzea.blogosfera.uol.com.br/2013/10/23/torcida-sofre-veja-o-sofrimento-do-santa-cruz-no-titulo-da-serie-b/#respond Wed, 23 Oct 2013 14:06:33 +0000 http://papodevarzea.blogosfera.uol.com.br/?p=2576 Final da Série B da Copa Kaiser: o Santa Cruz, do Jardim Sinhá, saiu atrás do Classe A, da Barra Funda, com gol de Nei. Mas buscou o empate no fim do segundo tempo, com Fernando. Nos pênaltis, a estrela do goleiro Maurício brilhou. Veja como os torcedores acompanharam a decisão.

 

]]>
0
Da preleção ao troféu, veja como foi a conquista do Leões http://papodevarzea.blogosfera.uol.com.br/2013/10/22/da-prelecao-ao-trofeu-veja-como-foi-a-conquista-do-leoes/ http://papodevarzea.blogosfera.uol.com.br/2013/10/22/da-prelecao-ao-trofeu-veja-como-foi-a-conquista-do-leoes/#comments Tue, 22 Oct 2013 17:10:16 +0000 http://papodevarzea.blogosfera.uol.com.br/?p=2572  

No domingo, o Leões da Geolândia, da Vila Medeiros, conquistou um título inédito: é campeão da Série A da Copa Kaiser.  A conquista veio com uma vitória maiúscula, 2 a 0 sobre o Família 100 Valor, do Jardim Panamericano, com gols de Capetinha e Mazinho, no segundo tempo. Antes, porém, o time da Vila Medeiros já tinha perdido algumas chances. Confira os melhores momentos no vídeo acima e a crônica logo abaixo, com o clima do jogo, da preleção à entrega dos troféus.

 

]]>
1
Seleção da torcida da Copa Kaiser fica sem jogadores do campeão Leões http://papodevarzea.blogosfera.uol.com.br/2013/10/20/selecao-da-torcida-da-copa-kaiser-fica-sem-jogadores-do-campeao-leoes/ http://papodevarzea.blogosfera.uol.com.br/2013/10/20/selecao-da-torcida-da-copa-kaiser-fica-sem-jogadores-do-campeao-leoes/#respond Sun, 20 Oct 2013 09:00:20 +0000 http://papodevarzea.blogosfera.uol.com.br/?p=2565

No último domingo, o Leões da Geolândia conquistou, pela primeira vez, o título da Copa Kaiser. Em campo, o time da zona norte mostrou talento para bater o Família 100 Valor, do Jardim Panamericano, por 2 a 0. A defesa, com Sullivan e Rodolfo, é sólida. O lateral Caio Vilella marca bem e chega com qualidade no apoio. O meio campo é preciso nos passes, principalmente os mais longos, com o Bruno e Titê. No ataque, a velocidade de Capetinha foi o grande diferencial para a conquista.

Mesmo assim, nenhum jogador do time está na seleção da Copa Kaiser, eleita pela torcida. Os dois clubes com mais atletas escolhidos foram Jardim São Carlos, de Guaianases, que parou nas quartas de final, e Ajax, da Vila Rica, eliminado na quarta etapa. Ambos têm dois. O outro finalista, o Família 100 Valor, do Jardim Panamericano, emplacou um jogador.

A SELEÇÃO DOS TORCEDORES DA COPA KAISER

GOLEIRO: Marins (Jardim São Carlos)
LATERAIS: Josinaldo (Comercial), Paulo César (Saloá) e Markinhos (Ajax/Vila Rica)*
ZAGUEIROS: Índio (Jd. São Carlos) e Fred Odebe (Ajax/Vila Rica)
VOLANTES: Danilo (Ajax/Vila Rica) e Cecéu (Nápoli)
MEIAS: Rafael Fafi (Milianos) e Pocotó (100 Valor)
ATACANTES: Edimilton Baixinho (Danúbio) e Alexandre Ronaldinho (Coroado)
  • *Eleito na repescagem feita na página do Facebook do Papo de Várzea

A seleção eleita tem o goleiro Marins, do São Carlos, que recebeu 51% dos 12.281 votos que a posição recebeu – foi a enquete mais popular. Nas laterais, dois jogadores de Pirituba: Josinaldo, do Comercial/Pirituba, na direita e Paulo César, do Saloá, na esquerda. Os zagueiros são Índio, o segundo jogador do São Carlos, e Fred Odebe, o nigeriano do Ajax.

No meio-campo, a dupla de volantes é formada por Danilo (Ajax) e Cecéu (Nápoli/Vila Industrial). Os dois meias são Rafael Fafi (Milianos/Jardim Rosana) e Pocotó (Família 100 Valor). No ataque, os dois artilheiros da competição, Edimilton Baixinho (Danúbio/Freguesia do Ó) e Alexandre Ronaldinho (Coroado/Guaianases).

O jogador do Leões que chegou mais perto da seleção foi Caio Vilela, segundo colocado na lateral esquerda. Ele liderou boa parte da enquete, mas acabou superado por Paulo César nos últimos dois dias. O resultado foi praticamente um empate técnico, com o jogador do Saloá recebendo 48% dos votos contra 47% do atleta do Leões.

Quem também joga na lateral esquerda é Markinhos, do Ajax, da Vila Rica, nosso craque do Papo de Várzea. Ele foi o mais votado na “repescagem” feita em nossa página no Facebook.

As enquetes foram feitas no Papo de Várzea entre as quartas de final e a decisão. Os candidatos foram selecionados com base nos prêmios de Craque Kaiser, que são dados para os jogadores ao fim de cada partida. Dois jogadores do Leões estavam na lista. Além de Caio, Capetinha foi sétimo entre os atacantes.

]]>
0
Sábado de preleção: Família 100 Valor e Leões da Geolândia http://papodevarzea.blogosfera.uol.com.br/2013/10/19/sabado-de-prelecao-familia-100-valor-e-leoes-da-geolandia/ http://papodevarzea.blogosfera.uol.com.br/2013/10/19/sabado-de-prelecao-familia-100-valor-e-leoes-da-geolandia/#respond Sat, 19 Oct 2013 14:30:48 +0000 http://papodevarzea.blogosfera.uol.com.br/?p=2562  

Qual a importância da preleção? Pessoal do Leões explica. E o 100 Valor dá o exemplo…

 

]]>
0
Números dos finalistas: um pouco sobre as campanhas de Leões e 100 Valor http://papodevarzea.blogosfera.uol.com.br/2013/10/19/numeros-dos-finalistas-um-pouco-sobre-as-campanhas-de-leoes-e-100-valor/ http://papodevarzea.blogosfera.uol.com.br/2013/10/19/numeros-dos-finalistas-um-pouco-sobre-as-campanhas-de-leoes-e-100-valor/#comments Sat, 19 Oct 2013 09:00:37 +0000 http://papodevarzea.blogosfera.uol.com.br/?p=2551

No domingo, Lesões da Geolândia enfrenta o Família 100 Valor pelo título da Série A da 16ª Copa Kaiser de São Paulo. O jogo está marcado para 13h30, no Estádio Nicolau Alayon, na Barra Funda. O parceiro do Papo de Várzea Marcelo E. Costa deu uma olhada nas campanhas, nos elencos e no estilo dos dois time e, pelo que descobriu, o duelo não tem favorito, não…

Leões da Geolândia/Vila Medeiros

Foi campeão varzeano em 2005, na II Copa Topper/Metropolitana. O time da Vila Medeiros tem um bom aproveitamento nos passes e gosta de fazer a bola rolar. Tem na frente o rápido atacante João Capetinha, com 11 gols no ano. É um time bastante forte fisicamente.

Não é violento, mas costuma tomar muitos cartões amarelos. Mesmo assim, ninguém está suspenso: o defensor Reginaldo cumpriu suspensão na semifinal e está de volta para a decisão.

O lateral Caio Vilella apoia bem pela esquerda e Tiago também anota os seus gols: ambos marcaram seis vezes no campeonato. Na defesa, Rodolfo é o xerifão. No meio, o dono do time é o canhoto Bruno Alemão, que corre muito e marca bem. Um detalhe respeitável: o time tem um dos melhores ataques da competição, com 43, mas os tentos são divididos entre jogadores de várias posições. As alternativas de ataque são maiores.

Família 100 Valor/Jardim Panamericano

Subiu para a Série A em 2013 e é considerado a surpresa da competição.  Nos bastidores, é chamado de “time de renegados”. A explicação é que o elenco é formado por jogadores rodados na várzea. Mais ou menos como em um draft imaginário. Klever Leandro, o Lê Camarote, é o artilheiro com 10 gols. Atrás dele tem a segurança do goleiro Júlio César, o Dida, que vem numa crescente, principalmente em momentos cruciais. O zagueiro Índio se posiciona bem e toma conta da defesa.

O meio campo e a lateral-esquerda tem dois jogadores conhecidos na várzea. Pocotó, que está jogando de volante, e Róbson, que é atacante, mas está improvisado na ala esquerda. O centroavante Gão tem seis gols marcados e ótima movimentação, mas foi expulso contra o Nápoli e deve ser desfalque para a final. O banco de reservas também tem sido importante, principalmente os jovens valores Alisson Salgado e Miranda.

O time é bem regular e só sofreu duas derrotas no campeonato inteiro.

CAMPANHAS DOS FINALISTAS

Leões da Geolândia Família 100 Valor
45 Pontos 44
22 Jogos 22
13 Vitórias 12
6 Empates 8
3 Derrotas 2
43 Gols Marcados 33
20 Gols Sofridos 16
23 Saldo 17
56 Cartões Amarelos 44
3 Cartões Vermelhos 4

]]>
5