Papo de Varzea

Técnico campeão da Copa Kaiser é contratado por time profissional

Papo de Várzea

papo-de-varzea2---Copia

Hoje parece raridade, mas sempre aparece um jogador de futebol que estava na várzea a aparece no futebol profissional. O Santos, mesmo, nessa temporada tinha dois: Leandro Damião, que defendeu os times da Zona Sul como Família Tupy City e Nós Travamos, e Rildo, a maior revelação do Noroeste, da Vila Formosa. Mas um técnico fazer a transição? Isso é um pouquinho mais raro.

Foi justamente isso que conseguiu Ederson Araújo, campeão da última edição da Copa Kaiser, em junho, pelo Nove de Julho, da Casa Verde – e, provavelmente, o técnico mais jovem que já levantou o técnico. Ele está trocando o futebol de várzea pelo profissional: foi contratado para ser assistente técnico do Atibaia, na Série A-3 do Campeonato Paulista.

Aos 32 anos, mais novo do que boa parte de seus comandados, Ederson recebe uma recompensa merecida. Na final da Copa Kaiser, por exemplo, boa parte da vitória do Nove de Julho sobre o Leões da Geolândia, da Vila Medeiros, veio dele: seu time era menos técnico do que o rival, mas entrou em campo bem armado e dominou as ações. Quem quiser ler um pouco mais sobre o trabalho do técnico, pode entrar nesse post: Histórias do país da Copa – a importância de um recorde.

Ederson tentou a sorte como jogador, mas não conseguiu dar aquele passo decisivo para tornar o esporte uma carreira: passou pelas categorias de base do XV de Piracaba, se profissionalizou no Fabril, de Minas, mas se aposentou aos 19 anos, quando se casou – uma confusão com a empresa que geria sua carreira também ajudou no adeus.

O convite do Atibaia veio, também, em um bom momento: há um mês, Ederson deixou o emprego de despachante em uma casa de leilões e estava procurando um novo trabalho. Desde o meio do ano, ele estava fazendo o curso de técnico da Federação. “Estava me preparando. Cheguei a fazer um trabalho pelo Atibaia, informal. Agora, veio o convite. Chegou na hora certa”, comemora.

Na equipe do interior, Ederson terá companhias ilustres: o técnico é o ex-atacante Luiz Muller, aquele que fez sucesso pelo Bragantino. E o outro auxiliar é Gil Baiano, o lateral-direito campeão paulista, também pelo Bragantino, com passagem pela seleção brasileira. “O Ederson conhece muito de futebol, tem um olho clínico impressionante e já havia indicado alguns atletas na campanha deste ano na segunda divisão. Agora, como recompensa por seu ótimo trabalho, ganhará uma oportunidade na comissão técnica do clube'', explicou Leonardo Silvério, vice-presidente do Atibaia.

''Será uma grande oportunidade para aprender, ainda mais com o Luiz Müller, que é um grande treinador. Agradeço a confiança da diretoria pelo que já realizamos e espero que agora, aqui no dia a dia, nosso trabalho renda ainda mais frutos”, diz Ederson.

Quem quiser ver o novo técnico em ação ainda na várzea, tem uma última oportunidade. Neste domingo, às 12h30, no estádio do Juventus, na Javari, Ederson vai comandar o Nove de Julho na final da Copa Bozzano Boleiros. O rival será o Mil Graus, da Cidade Ademar. Deve ser a despedida do técnico da equipe da Casa Verde.

“O Ederson estava se preparando para isso, fez o curso de treinador e merece esse sucesso. É uma pena para o Nove de Julho, que agora precisa buscar um novo técnico. Mas agradecemos pelo que ele fez pelo clube'', diz Henrique, diretor do Nove .

Por Bruno Doro