Papo de Varzea

Leste, oeste, norte e sul: Tiradentes e Nápoli fazem clássico da rodada

UOL Esporte

Pode perguntar por aí: se a pessoa é ligada no futebol de várzea, sabe que, neste domingo, o lugar para estar é o campo do Canarinho. Lá, às 13h, será disputado o clássico da rodada, entre Tiradentes, da Vila Curuçá, e Nápoli, da Vila Industrial (que começou na semana anterior, com os rumores da demissão do técnico Lombardinho)…

O Papo de Várzea, porém, sabe que existem outros jogos tão legais quanto. Veja quais são os cinco jogos da rodada:

Zona Leste: Tiradentes (Vila Curuçá) x Nápoli (Vila Industrial)

  • Local: Campo do Canarinho (São Mateus)
    Horário: 13h

''Grupo da morte'' desta edição da Copa Kaiser, a chave 14 da Zona Leste terá um jogão neste domingo. Dois quadrifinalistas da Copa Kaiser do ano passado, Tiradentes, da Vila Curuçá, e Nápoli, da Vila Industrial, se enfrentam para definir o futuro de ambos na competição. Como vem de uma goleada por 3 a 0 sobre o Jaú, da Penha, o primeiro só precisa vencer para garantir a sua classificação à etapa 2. Para isso, deve contar com o meia Ricardo Gomes, o Barão, que já jogou a Liga dos Campeões da Uefa, desde o início da partida – na estreia, ele estava com um incomodo muscular e atuou apenas no segundo tempo.

Já ao Nápoli somente a vitória importa, já que a agremiação, mesmo favorita, foi derrotada pelo Estrela Azul, do Parque Boa Esperança, por 2 a 1, na primeira rodada. Por conta do resultado, a equipe da Vila Industrial analisou a situação do técnico Lombardinho, que já passou pelo futebol profissional (e é filho do ex-locutor do SBT Luiz Lombardi). Apesar de mantê-lo no cargo, o presidente do Nápoli, Pelé, decidiu ele mesmo mexer na escalação da equipe. ''Eu conversei com o Lombardinho e dei uma mudada no time. Troquei o esquema 3-5-2 pelo tradicional 4-4-2. O Lombardinho é o técnico, mas eu vou ajudar nesse jogo'', comentou o mandatário.

Pelé confia plenamente no trabalho que foi feito e assegura que o Nápoli vai sair de campo com os três pontos. ''Nós vamos ganhar do Tiradentes, pode escrever. Não vai ter boi. O time vai jogar o que todos esperam'', disse o dirigente.

Zona Norte: Juventus da Liberdade (Glicério) x Jardim Peri-Gesan (Jardim Peri)

  • Local: Flamengo da Vila Maria
    Horário: 13h

Semifinalista no ano passado, o Juventus da Liberdade, da Baixada do Glicério, tropeçou na sua estreia ao perder por 2 a 1 para o Jardim Brasil. Por isso, uma vitória sobre o Jardim Peri-Gesan, do Jardim Peri, é fundamental para que o time demonstre que continua forte e na briga pela classificação no grupo 6 da Zona Norte. O Jardim Peri vem de um empate em 1 a 1 com o Vigor, do Pari (que encara, também neste domingo, o Jardim Brasil, às 11h, no campo do Benfica da Vila Maria).

“Temos condição de vencer o próximo jogo, depois ganhar a vaga e repetir a boa campanha do ano passado. Tropeçamos na estreia, mas vamos mostrar ainda a nossa força'', avisou Dodô, lateral esquerdo do Juventus.A equipe, que é da região central de São Paulo, mas que atua na Zona Norte, não contará com o zagueiro Mineiro, que fraturou a tíbia da perna direita na derrota para o Jardim Brasil, há três semanas, e ainda precisará de um grande período de recuperação.

Zona Sul: Cantareira (Heliópolis) x Festpan (Heliópolis)

  • Local: Campo do Anhanguera (Santo Amaro)
    Horário: 11h30

Em um clássico de times de Heliópolis no grupo 5 da Zona Sul, o Cantareira, oitavo colocado na Copa Kaiser do ano passado, espera que, diante do Festpan, o seu forte ataque consiga enfim balançar a rede nesta temporada. Mesmo contando com dois artilheiros em edições passadas da Kaiser, Macedo (2012) e Denô (2008), a equipe vem de um empate sem gols na estreia, diante do Mãe Sara, da Vila Santa Catarina, há três semanas. Já o Festpan vem de derrota por 1 a 0 para o Unidos FC, do Jardim Maria Estela.

''A estreia não foi do jeito que a gente imaginava, principalmente porque nosso ataque é muito bom e não fez gol. Vamos enfrentar um time que tem a sede muito perto da nossa e espero que a rivalidade fique mais entre as torcidas e que o jogo seja tranquilo'', disse o presidente do Cantareira, Robinson Soares do Nascimento, o Bubu.

A única dúvida do Cantareira para escalar o time é justamente no setor ofensivo. Denô ainda recupera-se de uma lesão no púbis sentida no empate com o Mãe Sara. Mas ele diz que as dores não devem impedi-lo de atuar no campo do Anhanguera.

Zona Oeste: Classe A (Barra Funda) x Ilha da Madeira (Jardim D'Abril)

  • Local: CDM Jardim Regina
    Horário: 13h

Campeão em 2011 e quinto colocado no ano passado, o Classe A é favorito para bater o Ilha da Madeira, do Jardim D'Abril, pelo grupo 5 da Zona Oeste, para conquistar sua primeira vitória nesta edição da Copa Kaiser. A equipe da Barra Funda vem de um empate por 3 a 3 com o Inter, do Jaraguá, na primeira rodada. Já o Ilha perdeu por 2 a 0 para o Unidos, do Jardim Brasília. Na estreia, o Classe A não conseguiu os três pontos, mas demonstrou que está no caminho certo para obter sucesso na sua fase de reconstrução, situação forçada após o time perder para este ano o vitorioso técnico Tião Almeida e outros quatro jogadores, que foram juntos para o Vila Izabel, de Osasco.

''Estamos trabalhando com esse elenco há quase seis meses e já temos uma ideia bem legal do que podemos tirar dos jogadores. Para o jogo deste domingo, vamos fazer alguns ajustes táticos e de posicionamento para garantir a classificação. Assim, na última rodada só vamos lutar pelo primeiro lugar do grupo'', falou o técnico Kico Nogueira.

Zona Leste: Jardim São Carlos (Guianases) X Modelo (Itaquera)

  • Local: Campo do Jardim São Carlos
    Horário: 13h

Um dos times que mais investiu para a Copa Kaiser de 2013, o Jardim São Carlos espera usar mais uma vez a oportunidade de atuar no seu campo para garantir antecipadamente a classificação à próxima fase. Vindo de vitória na primeira rodada do Grupo 21 da Zona Leste, o time recebe o Modelo, de Itaquera, confiando no seu maior reforço: o atacante Uochiton, campeão da Kaiser do ano passado pelo Ajax, da Vila Rica.

Artilheiro do torneio em 2010 (pelo Sedex), o camisa 10 deixou a sua marca na estreia, ao fazer um dos gols no triunfo por 2 a 0 sobre o XI Garotos, do Parque Guarani. E ele promete até subir a média para brigar pela artilharia da competição e levar o Jardim São Carlos para a fase final. Vale lembrar que o atual artilheiro é o avante Carlão, do 1º de Maio, do Tatuapé, com quatro gols em duas partidas.

''Vamos ganhar do Modelo para nos classificarmos. E espero que a vitória venha com gol meu, de novo. Eu adoro fazer gol na Copa Kaiser. Vou brigar para ser artilheiro mais uma vez. Fui artilheiro em 2010, campeão no ano passado, e neste ano, tem algo guardado para mim. Tem gente já com quatro gols, mas ainda tem muito campeonato e alguns times não chegarão tão longe quanto o Jardim São Carlos'', falou Uochiton.