Papo de Varzea

Leste, Oeste, Norte e Sul: clássico da Cidade Tiradentes e ex-campeões contra degola

UOL Esporte

Mais uma vez, o Papo de Várzea vai para a Zona Leste para indicar o principal jogo da rodada. Mas o motivo é nobre. No aniversário da Cidade Tiradentes, um clássico da região agita a Copa Kaiser: SDX x Verona. Mas como a rodada da Copa Kaiser é decisiva, tem muito mais futebol de qualidade pela cidade. Confira os cinco jogos indicados para o domingo:

Zona Sul: Nós Travamos x ABC

Horário: 13h

Local: Caldeirão do Ipiranga

O Papo de Várzea sabe que já falou do Nós Travamos antes. Desta vez, porém, o jogo é decisivo. Campeão de 2008 da Copa Kaiser, o time do Jardim Ângela entra em campo ameaçado pelo rebaixamento. Com dois empates, tem de vencer o ABC, de Pedreira. Se isso não acontecer, vai depender do resultado do outro duelo do Grupo S-2, entre Parque São Paulo, com quatro pontos, e Jardim São Jorge, com um. A vitória classifica o ex-campeão e, se o atual líder perder, ainda vai para a segunda etapa em primeiro lugar.

Zona Norte: Líder Madeiras x Lagoinha

Horário: 13h

Local: Flamengo/Vila Maria

A história na Zona Norte é a mesma. Campeão da Kaiser em 2004, o Líder Madeiras (ex-AG Madeiras) também joga por sua vida na última rodada. E a situação do time é ainda mais difícil. Com só um ponto, precisa vencer o Lagoinha, da Vila Maria, e, ainda assim, depende do resultado da outra partida do Grupo N-3, entre Vasco, da Vila Galvão, e Esquadrão dos Cobras, da Vila Sabrina. Caso Líder Madeiras e Vasco  vençam, a decisão da vaga vai para o saldo de gols.

Zona Oeste: Família 100 Valor x Boca Junior

Horário: 13h

Local: CDM Agostinho Vieira

Este duelo foi escolhido por causa da Libertadores. Na última quinta-feira, a competição sul-americana definiu o confronto entre Corinthians e Boca Juniors pelas oitavas de final. Era o incentivo que os “hermanos” de Pirituba precisavam para seguir na Copa Kaiser. E a situação é delicada, mas, ao contrário dos outros destacados aqui, o time só depende dele mesmo para se classificar. É o último colocado, no saldo de gols, do grupo O-1, mas como na Zona Norte três se classificam, só precisa vencer o Família 100 Valor, do Jardim Panamericano, para ficar com a vaga. Até um empate, aliás, pode servir. No outro jogo da chave, o Catumbi, de San Remo, encara o Clube Favela, do Rio Pequeno.

Zona Leste: Verona x SDX

Horário: 13h

Local: CDM Flor da Mocidade do Burgo Paulista

Um dos maiores celeiros do futebol de várzea de São Paulo, a Cidade Tiradentes comera seu aniversário neste domingo com seu maior clássico. SDX, que abandonou o nome Sedex por problemas com os Correios, contra Verona. Vice-campeão de 2010, o SDX já está classificado, após duas vitórias nas duas primeiras rodadas. Já o Verona entra em campo precisando apenas de um empate para garantir um dos dois lugares na segunda etapa. No outro jogo do grupo L-11, Piratininga/3ª Divisão ainda pode se classificar, caso vença com bom saldo de gols o Lazio, do Tatuapé – que precisa de um bom resultado para evitar o rebaixamento.

Zona Leste: Santa Cruz/Jardim Sinhá x Sete de Setembro

Horário: 13h

Local: Canarinho

Considerado um dos favoritos antes da Copa Kaiser 2013 começar, o Santa Cruz do Jardim Sinhá ainda busca sua primeira vitória. Com dois pontos, o time precisa vencer o Sete de Setembro, da Vila Progesso, para avançar. Se perder, corre o risco de rebaixamento – que pode vir se o lanterna do Grupo L-3, Família da Vila Miami, bater o Leões Unidos de Inácio Monteiro.