Papo de Varzea

Voz do Terrão: Chácara do Conde vence no “tudo ou nada”; ABC e Nós travamos garantem vaga com 1 x 1

UOL Esporte

Terminou a primeira fase dos grupos S-1 e S-2 da Copa Kaiser 2013. E como não poderia deixar de ser, foi emocionante. Com um belíssimo espetáculo de futebol, provando a beleza da várzea, o Chácara do Conde/Grajaú venceu por 2 a 0 o Botafogo da Favela/Jardim Irene. No jogo que fechou a rodada, ABC/Pedreira e Nós Travamos/Jardim Ângela empataram em 1 a 1.

As duas partidas foram em campo especial: o Caldeirão do Iporanga. Localizado na zona sul da cidade de São Paulo, foi o primeiro campo de várzea a ser reformado com grama sintética na capital. Segundo o presidente do CDC, Gerival “Nenga”, a ideia era a instalação de grama natural, mas o projeto foi mudado: o campo iria sofrer desgaste excessivo, já que 16 equipes usariam as instalações. Partindo desse princípio, o projeto foi aprovado com grama sintética. A cada fim de semana, o campo recebe 14 partidas.

Chácara do Conde 2 x 0 Botafogo da Favela

A partida começou exatamente às11h45, em ritmo acelerado. Foi um jogo “lá e cá”, com Chácara do Conde e Botafogo buscando o gol. Algumas vezes, com jogadas mais fortes, mas sem muita violência. Mesmo assim, em uma disputa mais forte de bola, o árbitro expulsou um de cada lado. Acabou controlando os jogadores até o apito final. Como precisava vencer, o Chácara do Conde mostrou mais garra e acabou saindo com o resultado que queria, graças aos gols de Cláudio e João Paulo.

ABC 1 x 1 Nós Travamos

No “Dia D” do grupo S-2, ABC, com três pontos, e Nós Travamos, com dois, jogaram de olho na segunda fase. Os dois precisavam somar pontos para não depender de ninguém. Perto dali, as outras duas equipes do Grupo S- 2 também se enfrentavma: com quatro pontos, Parque São Paulo entrou em campo já classificado, enquanto o Ajax /Jardim São Jorge corria risco de rebaixamente, com apenas um.

A partida começou às 13h22. Foi um jogo tenso e nervoso destes gigantes do futebol amador da zona sul.  A bola não parou e os atletas estiveram ligados, esperando o final da partida para descobrir quem seguiria na competição. O ABC pressionou mais, mesmo precisando apenas do empate. O Nós travamos ficou mais ansioso: o empate poderia significar rebaixamento. No fim, o empate foi bom para as duas equipes. Quando o juiz apitou o fim do jogo, Caio, camisa 10 do ABC, foi eleito o melhor em campo.

O texto foi feito pelo parceiro do Papo de Várzea Sebastião Vieira. Formado em jornalismo, ele aproveita os fins de semana para retratar o cenário do futebol de várzea de São Paulo.

 

 

 

Voz do Terrão é o espaço que o Papo de Várzea oferece para que você conte a história do jogo que assistiu no fim de se semana. Você quer participar? Mande o relato pela nossa página no Facebook ou pelo e-mail papodevarzea@gmail.com