Várzea vai para a Copa das Confederações com Damião e Paulinho
UOL Esporte
A várzea de São Paulo vai estar presente na Copa das Confederações. Nesta terça-feira, o técnico Luiz Felipe Scolari anunciou a convocação da seleção brasileira para o torneio e dois jogadores importantes do futebol amador paulista estão presentes na lista.
Quem ganha mais destaque na convocação é o volante Paulinho. E a ligação dele com os terrões não é assim tão óbvia. Pouca gente sabe, mas o jogador do Corinthians foi revelado em uma quadra no Lausanne Paulista (na imagem, garotos treinam no local), clube da Zona Norte. O Lausanne é um dos clubes mais antigos da várzea paulista que ainda mantém um programa de futebol amador. Tem mais de 80 anos de idade. O jogador não chegou a atuar no futebol de campo, mas até hoje existe, na sede, uma foto do então garoto com a camisa do clube.
O segundo nome é mais conhecido da galera da várzea. Leandro Damião é o mais famoso, atualmente, dos jogadores revelados pela Copa Kaiser, a principal competição de futebol amador de São Paulo. Revelação tardia, ele jogou o torneio até 2007, defendendo equipes como o Estrela da Saúde e o Tupy City, equipes do Jardim Ângela, na Zona Sul da cidade.
Uma das histórias mais engraçadas é justamente de 2007, quando Damião chegou ao futebol profissional. No início do ano, o Nós Travamos montou o time e tinha duas opções para vestir a camisa 9. A primeira era Damião, grandalhão e garoto. A segunda era Denô, baixinho, rápido, oportunista e mais experiente. O Nós Travamos ficou com a segunda escolha e não se arrependeu: foi campeão da Copa Kaiser e Denô acabou artilheiro…