Papo de Varzea

Voz do Terrão: Inspirado na novela Malhação, Malhadão estreia com derrota na Copa Kaiser

UOL Esporte

A novela Malhação é a mais antiga em exibição na Globo, no ar desde 1995. No último domingo, foi a vez do futebol de várzea ganhar uma homenagem ao folhetim. O Malhadão, do Parque Doroteia, fez sua primeira partida na Série B da Copa Kaiser. Estranhou o nome? Segundo Edson Cofrinho, um dos fundadores e atualmente treinador do ABC, outra equipe amadora, é uma homenagem ao programa da Globo.

O nome surgiu depois de uma reunião entre os amigos Zeca e Galinha, em 1999. Como não chegavam a uma decisão sobre como iriam chamar o novo time, olharam para a TV. Malhação era o programa no ar naquela hora. Fizeram, então, uma adaptação. Virou Malhadão…

Em campo, a estreia não foi muito boa. O time, que está no Grupo S-6 da Segundona, enfrentou o Favela, da Vila Guacuri, e perdeu por 1 a 0. Rival mais experiente: participou no ano passado da série B, conseguiu se manter e vem, ao longo dos anos, conquistando seu espaço.

Para o Malhadão, a partida teve alguns componentes que prejudicaram o rendimento. A ansiedade e o peso da estreia era evidente na cara de jogadores, torcedores e dirigentes. A equipe jogou muito abaixo do esperado, errando muitos passes e arriscando poucos chutes. Também temos que exaltar o empenho da equipe do Favela, que marcou muito e não desistiu em nenhuma jogada.

O inicio da partida foi pegado, as duas equipes se respeitando. Com isso, as faltas eram constantes. O detalhe era o tamanho do campo: os dois rivais são da região da Pedreira, mas o duelo foi marcado para o Estrela da Saúde, no Jardim Aracati, na zona sul de São Paulo. O campo é maior do que os normalmente encontrados na várzea.

A primeira jogada de perigo foi da equipe do Favela. Logo no primeiro minuto, Du recebeu na lateral esquerda e tocou para Neguinho, que bateu da entrada da área. Ele pegou errado na bola, que subiu demais, passando longe do goleiro Jeferson, do Malhadão. Logo depois, escanteio para o Favela. Cafu bateu e a zaga do Malhadão ficou parada. Mancha subiu sozinho e cabeceou fraco. Jeferson fez a defesa tranquilo.

A equipe do Malhadão só foi ao ataque com perigo aos 10 minutos. Lelão bateu falta curta para Jean, que arriscou para fora. Aos 23min, Malhadão quase marcou. Lelão fez boa jogada no meio-campo e tocou para Nam. Ele deixou a bola escapar, dividiu com a zaga. Na sobra, Jean chutou forte e o goleiro Dida, do Favela, rebateu. A zaga deu um bico, afastando o perigo.

A resposta do Favela foi imediata. No ataque seguinte, Cafu cobrou escanteio e o goleiro Jeferson ficou indeciso na saída da bola. Neguinho subiu sozinho e testou firme. Jeferson se recuperou no lance e fez grande defesa, no reflexo.

No último ataque da primeira etapa, a equipe do Malhadão teve mais uma chance para abrir o placar. Jean fez boa jogada pela ponta direita e cruzou. Frances não alcançou e Felipinho, já dentro da área, chegou batendo de primeira, para fora. O primeiro tempo foi bem movimentado e com muita marcação. As duas defesas tiravam todas. O meio tocou muito de lado, sem arriscar os chutes.

A segunda etapa começou quente. Logo aos quatro minutos, Frances tocou para Lelão. Ele dominou e bateu. O goleiro Dida fez a defesa sem dificuldade. No contra-ataque rápido, o Favela quase abriu o placar. Em bate-rebate dentro da área, a bola sobrou para Cafu, que bateu forte. A bola cruzou toda a área e ninguém colocou para dentro.

Aos sete minutos, outra boa jogada do Favela. Cafu recebeu a bola no meio campo e, sem marcação, arriscou o chute. Foi no ângulo e o goleiro Jeferson, do Malhadão, foi buscar e fez a defesa. Na sequência, bola parada para o Malhadão, perto da linha de fundo. Eloy bateu e o goleiro Dida saiu socando, afastando o perigo do gol.

Aos 31 minutos, Cafu bateu escanteio curto para Ricardinho, que tocou para Ale chutar forte. Jeferson espalmou. O gol saiu nos minutos finais. Na cobrança de tiro de canto, Cafu, escolhido o craque da partida, colocou efeito na bola e fez um gol olímpico. O goleiro Jeferson foi sair e socou a bola para dentro do seu gol.

No último lance da partida, a equipe do Malhadão ainda tentou fazer o gol de empate. Lelão bateu falta dentro da área e a zaga afastou mal. No rebote, Felipinho dominou e bateu. A bola resvalou no travessão e foi para fora.

Com a vitoria, o Favela lidera o grupo S6. O outro jogo da chave, entre Cruzeiro/Jd. Gaivotas e Metalúrgico/Heliópolis, acabou 0 a 0. Agora, o Malhadão, na última colocação, tenta se reabilitar na próxima rodada contra o Cruzeiro. E o Favela defende a liderança contra o Metalúrgicos, em datas e locais a confirmar. Lembrando que, na Etapa 1, os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a próxima fase. Os terceiros colocados se mantém na Copa Kaiser e quem terminar em quarto lugar volta para as seletivas.

O texto foi feito pelo parceiro do blog Eduardo Lima. Segurança, ele faz questão de correr pelos campos aos fins de semana atrás das melhores partidas.

Este é o “Voz do Terrão”. É o espaço que o Papo de Várzea oferece para que você conte a história do jogo que assistiu no fim de se semana. Você quer participar? Mande o relato pelo e-mail papodevarzea@gmail.com