Papo de Varzea

Amigos da Várzea e solidariedade: repórter do Voz do Terrão ganha câmera nova

UOL Esporte

Vai parecer clichê, o texto vai ser meloso, mas existem ações que merecem essa carga extra de emoção…

Conhece o Eduardo Lima? Se você costuma ler nosso blog às quartas-feiras, certamente já bateu o olho no nome. Ele é um dos principais parceiros do Papo de Várzea no Voz do Terrão, o espaço dedicado para que os internautas contem como foi o jogo do fim de semana. So na semana passada, foram cinco textos…

Segurança, ele trabalha de madrugada. Mesmo assim, faz questão de ir aos campos, aos fins de semana, sem dormir, acompanhar o futebol de várzea. O amor ao esporte nasceu dos tempos em que ainda era um atleta sonhando em viver da bola.

Era jogador de várzea, chegou até a fazer testes no Palmeiras. Uma lesão, no entanto, frustrou os planos. Ele fez o teste em uma sexta-feira, foi convidado a voltar na semana seguinte. Mas, como muitos garotos de periferia, já tinha família para sustentar e acabou não indo ao treino da sexta seguinte. Não podia faltar uma segunda vez no trabalho.

No sábado, um dia depois de abrir mão da chance de ser jogador profissional, foi jogar bola no time do bairro, como sempre fazia. Machucou seriamente o joelho e nunca mais foi o mesmo. O futebol perdeu um craque (segundo dizem os amigos…), mas ganhou um cronista. E foi justamente essa nova função no universo da várzea que trata esse post.

Edu escreve e ainda tira fotos dos jogos que acompanha. Há algumas semanas, quando acompanhava a partida entre Água Santa e Portuguesa Santista, pela quarta divisão do Paulistão (chamado de Série B), foi tentar usar o zoom de sua câmera fotográfica e ela não funcionou. O equipamento já tinha sido fruto de suas andanças: ganhou a máquina de Bodão, do R-2 Debony. Ao tentar consertar, a notícia que não queria ouvir. O aparelho não tinha peças de reposição. E, mesmo que encontrasse, não valeria a pena pelo preço do reparo.

Foi então que os Amigos da Várzea, um grupo de jogadores e cartolas que sempre se reúne para um pelada bem humorada, surgiu para ajudar. Fizeram uma vaquinha (em que participaram Adilson Bispo, Carlinhos Brasa, Rafael Silva, Joás Ferreira, Thiaguinho Santos, Diego Viñas, Carlão Carbone, Bruno Doro, Marcelo Nunes, Henrique Nove de Julho, Mário Júnior e André Thiago), compraram uma nova máquina e entregaram para o Edu.

Os Amigos, aliás, estão preparando uma ação social ampla: o grupo criou uma campanha do agasalho e, no encontro marcado para o dia 12 de julho, no CDC Ermelino Matarazzo, vão receber agasalhos usados. Além disso, estão aceitando contribuições para fazer uma grande doação de cobertores para comunidades carentes. Quem quiser contribuir, mande um e-mail para o papodevarzea@gmail.com.