Papo de Varzea

Voz do Terrão: Com campo encharcado, Apache vence Líder Madeiras por 1 a 0

UOL Esporte

O domingo foi dia de grande jogo pela segunda rodada da terceira fase da Copa Kaiser 2013: no Benfica, da Vila Maria, o Apache/Vila Maria venceu o Líder Madeiras/Brás por 1 a 0 – no outro jogo do grupo, o Jaçanã venceu o Nove de Julho por 2 a 1.

A torcida fez a festa e os jogadores fizeram o espetáculo. É a receita do país do futebol: depois de uma semana de trabalho, o fim de semana se preenche nos campos. O futebol é um lazer e a semente da várzea segue plantando bons frutos entre os profissionais.

A bola rolou no campo totalmente encharcado, com lama e poças d’água. Emoção e jogadas de técnicas e criatividade não faltaram, mas, com o campo ruim, o jogo ficou duro e embolado, dificultando o toque de bola.

O Líder Madeiras foi melhor no primeiro tempo. Na segunda etapa, não repetiu o mesmo ritmo e acabou dominado pelo Apache, que organizou seu meio-campo e encontrou um gol, selando a vitória por 1 a 0.

O jogo

O Líder teve uma boa chance de gol aos 20 minutos do primeiro tempo. Joserlan “Forró” foi derrubado próximo à grande área, mas Marcos “Feijão” cobrou na barreira com força. A bola foi parar na Vila Maria… Aos 25, Alan recebeu na linha de fundo e cruzou para Eder, que subiu e não alcançou. Aos 27, em falta frontal, perto da meia lua da grande área, Diego Santana colocou na gaveta. Atento, o goleiro Daniel “Gambá”, do Apache, defendeu.

O Apache também levou perigo: Diego “Mendigo”, com habilidade, saiu do marcador e tocou para Emerson, de frente para o gol. Ele mandou uma bomba, mas a bola foi por cima do travessão. O relógio marcava 29 minutos. Aos 32, outra excelente oportunidade. Daniel tabelou com Evaldo, que girou e chutou rasteiro, colocado. O goleiro Talles, do Líder, encaixou.

No intervalo, as comissões técnicas conversaram com seus jogadores em cenários diferentes. O Líder se reuniu no vestiário. Já o Apache foi para o lado do campo. A bronca no terrão foi maior e deu resultado.

Mais atento, o Apache chegou aos seis minutos. Alessandro “Alemão” deu um chutão e, da sua área, encontrou Luquinha, livre. O atacante não alcançou. Aos 18 minutos, numa jogada ensaiada, Evaldo tocou para Daniel, que escorou para Silas. Novamente, o atacante não aproveitou: a bola passou entre ele e o goleiro e saiu.

O Líder achou uma bela jogada aos 14 minutos. Marcos Paulo invadiu a grande área e tocou na medida para Gilson colocar no fundo da rede. A arbitragem marcou impedimento, contestado pela torcida. Aos 20, José Jacson sofreu falta na posição ideal para o bom batedor. Ele mesmo ajeitou e bateu por cima da barreira, rente ao travessão.

O Apache voltou ao ataque aos 30 minutos. Silas sofreu falta, próximo à grande área. Na cobrança, Alessandro “Alemão” tocou sobre a barreira e Luquinha chegou antes do goleiro e desviou para o gol. Apache 1 a 0.

O melhor jogador em campo foi Diego “Mendigo”, do Apache, que fez por merecer.

O texto foi feito pelo parceiro do Papo de Várzea Sebastião Vieira. Formado em jornalismo, ele aproveita os fins de semana para retratar o cenário do futebol de várzea de São Paulo.

Voz do Terrão é o espaço que o Papo de Várzea oferece para que você conte a história do jogo que assistiu no fim de se semana. Você quer participar? Mande o relato pelo e-mail papodevarzea@gmail.com