Voz do Terrão: Jaçanã ganha do Nove de Julho e dá passo importante rumo à próxima fase
UOL Esporte
No domingo foi realizada a segunda rodada da terceira fase da Copa Kaiser. Em jogo válido pelo grupo N-15, no campo do Flamengo da Vila Maria, o Jaçanã venceu o Nove de Julho, da Casa Verde, por 2 a 1. O campo estava cheio de lama, dificultando as grandes jogadas. O jeito era ir na força e na vontade. A comunidade, mesmo com o tempo ruim, compareceu em peso e lotou o campo.
A primeira etapa começou com o Nove de Julho indo buscar o resultado. O time perdeu o jogo de estreia da terceira fase e precisava se reabilitar. Logo no primeiro ataque, levou perigo. Aos três minutos, Ferradura lançou Ieiel, que dominou com estilo e foi para a linha de fundo. No cruzamento, Willian fez o corta luz e a bola sobrou limpa para Valter bater de primeira. Para fora.
Aos 27 minutos, saiu o gol do Jaçanã. Thiago começou a jogada no meio campo e tocou para Fernandinho na esquerda. Ele achou Kécio, que, sem marcação, arriscou no gol. O goleiro Dione, do Nove de Julho, aceitou. A bola pingou na poça d’água e subiu, caindo dentro do gol.
Depois de tomar o gol, o Pitbull da Casa Verde continuou no ataque. Aos 31, Willian bateu tiro de canto e o atacante Zé brigou pelo alto com a zaga. A pelota sobrou para Valter bater rasteiro. O goleiro João fez grande defesa, espalmando para escanteio. Antes de sair, a bola ainda tocou no pé da trave.
Aos 33, o Jaçanã achou um contra-ataque. Roubou a bola no meio campo e saiu em disparada. A defesa do Nove estava aberta. O Jaçanã perdeu a chance de ampliar: na hora de bater no gol, o zagueirão se recuperou e deu um toque, colocando para escanteio. Já nos acréscimos, aos 38 minutos, Renato começou a jogada pelo meio campo e tocou para Zé, que só escorou. Os zagueiros do Jaçanã bateram cabeça e a bola sobrou limpa para Ieiel. Quando ia bater no gol, sofreu o pênalti. Valter tirou do goleiro e empatou a partida em 1 a 1.
Na volta para a etapa complementar, a equipe do Nove de Julho continua em cima. Aos quatro minutos cravados, Valtinho lançou Ieiel. Ele ganhou na corrida da zaga e o goleiro João saiu rápido, nos pés do atacante, e fez a defesa. Outro bom ataque da equipe da Casa Verde foi aos seis minutos, com o sempre perigoso Ieiel. Ele tocou para Willian. Mesmo sem ângulo, ele arriscou o chute. A bola ia na gaveta, mas o goleiro do Jaçanã colocou para escanteio.
O gol da virada quase veio na sequência. Valtinho bateu falta do meio da rua e o goleiro João fez boa defesa. No rebote, o zagueiro Willian entrou para a galeria do Inacreditável Futebol Clube. Dentro da pequena área, sem goleiro, ele chutou forte, mas para fora. Perdeu a grande chance de virar a partida.
O problema é que, no futebol, quem não faz… O Jaçanã, que ainda não tinha ido ao ataque, resolveu colocar lenha no motor da locomotiva (o apelido do time é Trem das Onze, em referência à canção de Adoniran Barbosa). João bateu tiro de meta e a zaga do Pitbull falhou. Camarão dominou e bateu forte, em direção ao ângulo. O goleiro Dione foi buscar e tirou para escanteio. Na cobrança, Fernandinho mandou na área e a zaga do Nove ficou parada. André Góes subiu e testou firme, pra fazer o segundo do Jaçanã.
Foi um balde de água fria no adversário, que estava bem na partida. Seguiu o jogo e, aos 22 minutos, em bola parada o Nove ameaçou. Valtinho bateu a falta e o zagueiro Luizão subiu alto e testou no canto. O goleiro João tocou para escanteio. Grande defesa. A equipe do Jaçanã ficou atrás, se segurando, saindo apenas no contra-ataque. Butina recebeu bom lançamento e, sozinho, bateu na saída do goleiro Dione. A bola explodiu no travessão e saiu em tiro de meta, perdendo a chance de matar a partida.
Nos minutos finais, a equipe da Casa Verde ainda tentou o gol de empate. Valtinho bateu falta de longe e novamente o iluminado goleiro João (escolhido craque do jogo) espalmou para fora, evitando o empate.
O Trem das Onze não atropelou o Pitbull. Mas o cachorrão saiu com a pata machucada. Com duas derrotas, a equipe do Nove de Julho ainda sonha com a classificação no grupo N-15 por índice técnico. Na ultima rodada, vai encarar a equipe do Apache (que tem quatro pontos e joga pelo empate simples para passar de fase). O Jaçanã, com quatro pontos, encara o Líder Madeiras, que tem três – um empate garante as duas equipes na próxima fase.
O texto foi feito pelo parceiro do blog Eduardo Lima. Segurança, ele faz questão de correr pelos campos aos fins de semana atrás das melhores partidas.
Este é o “Voz do Terrão”. É o espaço que o Papo de Várzea oferece para que você conte a história do jogo que assistiu no fim de se semana. Você quer participar? Mande o relato pelo e-mail papodevarzea@gmail.com