Quem são os favoritos da Copa Kaiser?
UOL Esporte
O Papo de Várzea até pensou em fazer uma análise como essa, mas tinha programado para a próxima fase. Mas os parceiros Marcelo Costa e Eduardo Lima, do É Nosso e que escrevem sempre às quartas-feiras no Voz do Terrão, adiantaram o serviço: um a um, os 20 times que começaram, no último domingo, a disputa da Etapa 5 da Copa Kaiser:
Zona Leste – Grupo L-46
Madrid/Móoca
Estreante na Série A, o Madrid faz uma boa campanha, graças à base mantida desde o ano passado. A campanha desse ano tem 5 vitorias, 7 empates e apenas uma derrota. O artilheiro é Fábio, com 4 gols. O time é umas das surpresas da copa este ano. No ano passado, o Juventus, do Glicério, foi a grata surpresa. Nesse ano é o Madrid. Se repetir a história, pode até beliscar o quarto lugar, o que seria uma honra.
1º de Maio/Tatuapé
Time tradicional, fundado em 1938. Sua campanha até o momento é de 6 vitorias, 5 empates e 2 derrotas. Hermenegildo Gigante é o artilheiro com 7 gols, mas o time conta ainda com Carlão e Leonardo, que até agora marcaram seis gols. O 1º de Maio é outro que tem história e, pela estrutura que tem, pode chegar longe. O time também contou com um pouco de sorte e, mesmo em um grupo que tinha o atual campeão Ajax, além de SDX e Coroado, se saiu bem.
MEC-Maranhão/Cidade Tiradentes
O Maranhão Esporte Clube é o time que tem uma das campanhas mais viris. Tomou 43 cartões até agora. Sua campanha é tem 5 vitorias, 4 empates e 4 derrotas e Gleiciomar é o artilheiro, com 7 gols.
O time é jovem, foi fundado em 1997, talvez tenha que ganhar mais experiência. Mas o Vida Loka, da Brasilândia, ganhou um título e era novato na competição…
SDX/Cidade Tiradentes
O SDX, antigo Sedex, vem forte até agora. Vice-campeão em 2010, no ano passado não teve um bom campeonato e ficou fora dos 20 melhores. Em 2013, sua campanha é de 5 vitorias, 6 empates e 2 derrotas. João Carlos é o artilheiro, com 4 gols.
O SDX deixou escapar um título nos pênaltis para o Pioneer e, nesse ano, se os dois chegarem à final, não será surpresa. Quem sabe a história muda?
Zona Leste – Grupo L-47
Nápoli/Vila Industrial
Campeão em 2002 e vice em 2007, o time da Vila Industrial vem fazendo, neste ano, a melhor campanha da copa. Em 12 partidas, tem 10 vitorias, 2 empates e apenas uma derrota. Conta com o técnico Lombardinho e o goleador França, com 7 gols. Ano passado, fez boa campanha: ficou em 6º.
Em 2013, a equipe vem forte para tentar o bicampeonato. É favorito? É lógico!
Jardim São Carlos/Guaianases
O Jardim São Carlos vem fazendo um bom papel. Sua campanha é de 8 vitorias, 3 empates e 2 derrotas. Ano passado, ficou em nono lugar. Luizinho dividia a artilharia da competição até o domingo, com 10 gols, mas foi superado por Baixinho, do Danúbio, agora com 11.
No ano passado, davam o São Carlos como campeão certo, mas o time acabou eliminado. Isso serve de lição e, em 2013, apostar em, ao menos, uma semifinal não é absurdo.
Coroado/Guaianases
O Coroado de Guaianases vem lutando para ser uma das forças da Zona Leste. Ao longo dos anos, vem seguindo de perto os favoritos. Em 13 jogos, tem 8 vitorias, 3 empates e 2 derrotas. O veterano Alexandre é o artilheiro da equipe, com 9 gols.
O Coroado não chega a ser um favorito a ganhar o titulo, pois também o Grupo L-47 é um dos mais fortes. Melhor assim, pois se não prestarem a atenção, o time do Coroado vai chegando, chegando… Quem sabe até as quartas? (nota do Papo de Várzea: é bom lembrar que esse time eliminou o atual campeão Ajax e venceu o favorito São Carlos)
Noroeste/Vila Formosa
Com 49 anos de estrada e de tradição, esse time tem camisa. O Norusca, no ano passado, ficou em terceiro lugar e nesse ano vem brigando forte. Sua campanha tem 6 vitorias, 6 empates e 1 derrota. Seus artilheiros são Tarcísio e Thiago, com 5 gols cada.
Pela torcida que tem, o Noroeste é sempre um dos favoritos ao título. O dirigente Roberto é a imagem do time, apaixonado e com garra.
Zona Norte – Grupo N-20
Inajar de Souza/Jardim Cachoeirinha
O índio tem tradição e respeito na várzea. Muita rivalidade rola pelos lados da zona norte. No ano passado, não foi bem e ficou de fora dos vinte primeiros. Em 2011, ficou em 11º. Em 2013, a campanha tem 7 vitorias, 3 empates e 3 derrotas. Jonathan é o guerreiro que marcou mais vezes, com 9 gols .
O Inajar, pela força e pelo nome que conquistou, já merece um título. Quem sabe nesse ano? O time faz uma boa campanha e a zona norte não ganha o título há mais de quatro anos.
Vasco da Gama/Vila Galvão
O Vasco vem com uma base que joga junto desde 2006, quando os atletas eram, ainda, juniores. O entrosamento é grande e, em seu primeiro ano na Série A, vem fazendo uma ótima campanha. São 8 vitorias, 2 empates e 3 derrotas. Robson é o cara e tem 6 gols.
Pelo entrosamento, o time pode surpreender. E se beliscar do quarto ao sexto lugar, já é uma vitória e tanto.
Leões da Geolândia/Vila Medeiros
Leões é outro da zona norte respeitado por onde passa. Desde 2008, vinha em grande sequência, chegando entre os 20 primeiros (2008 e 2009 ficou em terceiro). Só tem um problema: há dois anos não consegue chegar nessa seleta lista. Em 2013, já conseguiu ficar entre os vinte e quer mais. Sua campanha tem 8 vitorias, 4 empates e 1 derrota. O artilheiro é o João, com 6 gols.
Nesse ano, o Leões é também um dos favoritos ao título, pelo que apresentou e pela camisa que tem.
Jardim Peri/Gesan
O GESAN (a palavra é uma junção dos nomes do fundador Geraldo e da sua esposa, Sandra) foi fundado em 05 de março de 2000. O time do Jardim Peri vem fazendo uma boa campanha, sua melhor até hoje pela competição. Conseguiu 7 vitorias, 3 empates e 3 derrotas. Rene é o artilheiro com 4 gols.
Corre por fora. Se conseguir passar para a oitavas será uma grande conquista. (Nota do Papo de Várzea: o time deu um grande passo no domingo para acabar com essa projeção ao bater o Inajar).
Zona Oeste – Grupo o-20
Danúbio/Freguesia do Ó
Campeão em 2007, o Danúbio se viu envolvido em polêmica nesse ano. Mas segue firme na sua busca por mais um título. No ano passado, conseguiu ficar em 15º lugar. Já desceu para a série B, mas subiu invicto e campeão em 2010. Em sua campanha em 2013, tem 7 vitorias, 4 empates e 2 derrotas. Edimilton, o Baixinho,assumiu a artilharia da Copa, com 10 gols.
O Danúbio também é outro dos considerados “grandes” na várzea. Tem futebol para ir em frente e tudo para passar para as oitavas.
Vila Izabel/Osasco
Em 2013, o time de Osasco está tendo sua melhor campanha na história da competição. Conta, no banco, com a experiência do técnico Tião, bicampeão da Kaiser (2009 e 2011). Tem, ainda, no elenco jogadores experientes e que já foram campeões por outros times. Tem 8 vitorias, 4 empates e apenas 1 derrota. Seu artilheiro é Maurinho, com 8 gols.
O técnico Tião é malandro (no bom sentido da palavra) e já deve estar pensando numa estratégia para se classificar. Acho que, do grupo, passam o Vila e mais um para as oitavas.
Catumbi/San Remo
O time do bairro San Remo vem fazendo boas campanhas ao longo de suas participações. Nesse ano, passou as primeiras quatro etapas sem perder e estava invicto na competição, apesar dos muitos empates (nota do Papo: o time foi superado no domingo, pelo Vila Izabel). A campanha do Catumbi tem 6 vitorias, 6 empates e agora 1 derrota. Conta com os gols de seu artilheiro Marco Roberto, que já fez 6.
Vem “comendo pelas beiradas”: não é o favorito a passar para as oitavas. Só se a máxima “caixinha de surpresa” aparecer.
Família 100 Valor/Jardim Panamericano
É o primeiro ano na série A do time do Jd. Panamericano. O Família 100 Valor vem fazendo boa campanha. O time verde tem 7 vitorias, 4 empates e 2 derrotas. O goleador da equipe responde pelo nome de Klever e tem 8 gols na sua conta.
Já conseguiu um grande feito ao chegar tão longe. Se ficar contente com o resultado, jogará sem pressão e pode ir além.
Zona Sul – Grupo S-20
Pioneer/Vila Guacuri
Os “pioneiros” foram campeões em 2010 da Copa em São Paulo e no Brasil. Depois de um 2012 não tão bom (em que foi eliminado na segunda fase), vem forte para a reta final de 2013. A equipe esta invicta na competição, com 8 vitorias e 5 empates. Seu ataque tem dois artilheiros com 6 gols cada, Magrão e Ricardo.
Muitos falam em investimento, mas o que seria investimento sem organização e obstinação? É, sim, um dos favoritos à conquista da Copa. (Nota do Papo de Várzea: é bom lembrar que o time foi reformulado para 2013, mas manteve a forte base que está na equipe desde o título)
Turma do Baffô/Jardim Clímax
A Turma do Baffô, do Jardim Clímax, bateu na trave por dois anos consecutivos (2011/2012) e ficou com o vice-campeonato. Nesse ano, se reforçou e vem lutando para, novamente, chegar à final. A equipe costuma crescer nas adversidades. Tem 8 vitorias, 3 empates e 2 derrotas, e seu artilheiro é Delcio, com 6 gols.
Nos últimos dois anos, dois vices. O Baffô, agora, quer o caneco de uma vez por todas. A vantagem desse time é a seguinte: Deixaram chegar? Então segura.
Bafômetro/Heliópolis
O ano de 2013 já é o melhor da história do Bafômetro na competição. Bateu, nas fases anteriores, a grandes rivais e vem surpreendendo na zona sul. Sua campanha tem 6 vitorias, 4 empates e 3 derrotas, Luiz Felipe, o “Lipe” , é o artilheiro, com 8 gols.
Heliópolis tem um bom número de times na competição e sonha com o título . Apesar de ser difícil passar, nada é impossível. (Nota do Papo: rival do Bafômetro, o Cantareira ficou entre os 10 em 2012, na melhor campanha da história de um time de Heliópolis. O objetivo da equipe é, certamente, destronar o rival).
Milianos/Jardim Rosana
O Milianos está repetindo a campanha de 2011 e tem chances de prosseguir para a semifinal. A equipe é bem unida e de bom toque de bola. A campanha desse ano tem 7 vitórias, 4 empates e 1 derrota. Rafael Fafi é o artilheiro, com 7 gols.
O time tem missão árdua contra adversários de peso. Se vencer uma nas duas primeiras rodadas, pode ganhar força. (Nota do Papo: no primeiro jogo, empate em 0 a 0 com o Pioneer).
Nota dos autores das análises, Eduardo Lima e Marcelo S. Costa: Não queremos, de maneira nenhuma, ofender, proteger, menosprezar ou exaltar nenhuma agremiação. Nem muito menos dar uma de adivinhões. Apenas fazemos nossas análises de acordo com a campanha dos times. E essa ''brincadeira séria'' que fazemos é apenas um exercício , levando-se em conta a grande magia do futebol, que é a capacidade de sempre nos surpreender. Portanto, amigos da várzea, façam também suas apostas e seus prognósticos. Sempre respeitando o próximo e levando sempre na esportiva.
Nota do Papo de Várzea: só fizemos pequenos ajustes de texto e atualizamos as campanhas com os jogos do domingo, já que a dupla Marcelo e Edu escreveu antes do início da Etapa 5. Quer saber como foram os jogos do último domingo? É só dar uma olhada aqui: Etapa 5 da Copa Kaiser começa com muitos empates e poucos gols