Papo de Varzea

Clubes de várzea iniciam caminhada para criar um megacampeonato independente a partir de 2014

UOL Esporte

Desde que o Papo de Várzea começou, ouço pedidos de união da várzea. Uma das maiores reivindicações é voz para organizar o futebol amador. Em São Paulo, o embrião para essa organização pode nascer até o final do ano.

Representantes de grandes clubes da várzea paulistano estão reunindo um grupo de mais de 60 clubes para criar uma liga amadora, chamada “Clube dos 60”. Já estão sendo recrutados representantes de toda a cidade. A oficialização da iniciativa deve acontecer no fim de setembro, após uma reunião com todos os envolvidos.

O objetivo é criar, já em 2014, um campeonato amplo, reunindo times de toda a cidade. Ninguém falou abertamente, mas o objetivo é criar uma alternativa à Copa Kaiser, o principal campeonato de futebol amador da cidade. Para isso, eles atenderiam uma das maiores reivindicações dos participantes do torneio da cervejaria: a premiação para os vencedores – hoje, a Kaiser não cobra taxa de inscrição, fornece bolas e uniformes, mas não premia em dinheiro os vencedores.

Segundo os representantes ouvidos pelo blog, mais ações devem ser adotadas. Um pacto entre os clubes para limitar gastos com atletas, por exemplo, já foi discutido. A implementação de um acordo do gênero, incluindo punições para quem desrespeitar as regras, porém, ainda precisam ser melhor detalhada.

O Clube dos 60 já teria, inclusive, pré-acordos com três empresas interessadas em patrocinar a liga e ganhado apoio de órgãos públicos, como as Secretarias de Esporte municipal e estadual, além de Federação Paulista de Futebol.