Danúbio e Coroado empatam no duelo dos artilheiros Baixinho e Ronaldinho
UOL Esporte
No último domingo, o Americano, na Vila Formosa, recebeu um duelo emocionante. No diminutivo. No empate entre Danúbio, da Freguesia do Ó, e Coroado, de Guaianases, por 1 a 1, o destaque foram os dois artilheiros da Copa Kaiser em 2013: Baixinho, do time da Zona Oeste, tem 14 gols no torneio. Ronaldinho, da equipe da Zona Leste, marcou um na rodada e encostou na tabela de goleadores, agora com 13.
Com esse clima, o campo ficou pequeno para a festa das torcidas organizadas. Pelo Danúbio, quem comandava a bateria era a Loucos da Frega. Pelo Coroado, era a Furacão da Leste. Mesmo assim, tudo ficou na santa paz, sem brigas. As duas torcidas dividiram o mesmo espaço com bandeiras, fumaça e queima de fogos, em um grande show.
O Danúbio vinha de um resultado positivo. Na rodada passada, bateu o Bafômetro na estreia das oitavas de final por 3 a 0. O Coroado trazia a derrota para o Inajar de Souza e atinha de correr atrás dos pontos perdidos. Com isso, nos primeiros 10 minutos, a marcação dura prevaleceu. Defensores chegavam junto na bola, sem dar espaço para os homens de criação. O sol escaldante e a poeira seca no ar também não ajudavam.
O primeiro lance de perigo foi para o Danúbio, aos 12 minutos. Português cobrou falta no canto, mas o goleiro Caveira, do Coroado, deu um tapa, espalmando para escanteio. Na cobrança de tiro de canto, a zaga afastou mal e a bola ficou em jogo dentro da área. Ninguém do Danúbio chegou para empurrar para as redes. A defesa do Corado se recuperou e afastou o perigo.
Aos 25 minutos, o Danúbio voltou ao ataque. Edimilton Baixinho recebeu lançamento e arriscou da intermediaria. O chute saiu forte, no cantinho. Caveira, de novo, fez ótima defesa.
Depois de aguentar a pressão do Danúbio, o Coroado começou a aparecer na partida. Aos 27 minutos, Punk fez boa jogada no meio de campo e lançou Róbson. Ele bateu cruzado e, quando a bola estava entrando, o zagueiro Pezão salvou o gol. No ataque seguinte, o atacante Ronaldinho recebeu lançamento na entrada da área e bateu cruzado. A bola saiu venenosa e o goleiro Uruca fez grande defesa, mandando para escanteio.
No fim do primeiro tempo, o Coroado teve outra chance de abrir o placar. Ronaldinho começou a jogada no meio-campo, deu de calcanhar para Gué, que foi para a linha de fundo e bateu cruzado. A bola desviou na zaga e ficou viva dentro da área. Ronaldinho chutou forte e acertou a trave. Na volta, chutou a queima-roupa, mas acertou Uruca.
O segundo tempo começou pegando fogo. Aos dois minutos, o atacante Ronaldinho recebeu lançamento e chegou batendo de primeira. O goleiro do Danúbio rebateu para dentro da área e a zaga, atenta, afastou o perigo.
A resposta da equipe da Freguesia do Ó veio rápidamente. Aos sete minutos, Hugo bateu falta do meio de campo. Glauco antecipou-se à zaga e bateu de primeira, com força, para fazer o gol do Danúbio. Delírio para os Loucos da Frega.
Mesmo em vantagem, o Danúbio buscava o segundo gol. De bola parada, quase conseguiu. Aos 11, Hugo, novamente, bateu falta na cabeça do zagueiro Glauco. Ele testou no travessão. No rebote, Português, sozinho, encheu o pé. A bola foi para fora.
Como diz uma música do Fundo de Quintal, “o castigo que vinha a galope chegou de avião”. No ataque seguinte, aos 15 minutos, Diego, da entrada da área, acertou a trave. No rebote, a zaga do Danúbio jogou para escanteio. Na cobrança de tiro de canto, Punk colocou na cabeça de Ronaldinho, que empatou. Agora, a festa mudava de lado, com a galera da Furacão da Leste.
Após sofrer o empate, a equipe azul e branca teve uma boa oportunidade de voltar a liderar o placar, aos 27 minutos. Português foi esperto, cobrou o lateral rápido para Salomão, que cruzou. Baixinho dominou e bateu forte para o gol. A bola passou raspando o travessão. O goleirão Caveira quase desmontou. De susto.
Com o empate em 1 a 1, o Grupo OF-1 tem Inajar de Souza/Jd. Cachoeirinha e Danúbio na liderança, com 4 pontos. Os dois se enfrentam no próximo domingo, no CDM Agostinho Vieira. Já Coroado e Bafômetro tem um ponto cada e jogam com a cabeça voltada para a vaga do índice técnico no estádio Nicolau Alayon, na Barra Funda.
O texto foi feito pelo parceiro do blog Eduardo Lima. Segurança, ele faz questão de correr pelos campos aos fins de semana atrás das melhores partidas. Escreve, também, para o Jornal É Nosso.
Este é o “Voz do Terrão”. É o espaço que o Papo de Várzea oferece para que você conte a história do jogo que assistiu no fim de se semana. Você quer participar? Mande o relato pelo e-mail papodevarzea@gmail.com