Papo de Varzea

Goleiro ignora falta de uma perna e segura artilheiros na várzea

UOL Esporte

Está vendo a foto aí em cima? Sim, esse goleiro não tem uma perna. E não tem vergonha disso. “A deficiência está na cabeça”, avisa Alexandre Toledo. Aos 37 anos, ele convive com a falta da perna esquerda desde 1996. Em 16 anos, se tornou uma verdadeira lenda dos campos de várzea de São Paulo.

No início do ano passado, quando o UOL Esporte começou a buscar, com mais intensidade, histórias diferentes no futebol amador, a história do goleiro sem perna apareceu. “Na Lapa existe um goleiro sem perna”, dizia um. “Eu vi o cara pegando pênalti”, avisava o outro. Mas onde encontrá-lo? Ninguém parecia saber. Era quase uma lenda urbana.

“Um dia, estava esperando a hora de entrar em campo e um amigo meu me disse: ‘olha o goleirão’. Não vi nada demais. Mas quando a bola estava indo em direção ao gol, percebi o motivo do espanto. Ele não tinha uma perna”, disse o empresário André Kiss, que jogou futebol em uma universidade nos EUA e hoje corre atrás da bola nos terrões da cidade.

Há alguns dias, o próprio Alexandre se apresentou. Mandou um e-mail para o Papo de Várzea, o blog de futebol amador do UOL, com um vídeo e o assunto: “Deficiente defende um pênalti”. Após uma troca rápida de mensagens, admitiu que ele era o goleiro. E que queria contar a sua história.

No último sábado, a reportagem foi até um dos jogos de sua equipe, o Moleque Travesso do Rio Pequeno. O rival, o Jardim Wilson, venceu por 5 a 4. Não foi culpa de Alexandre. Ele tomou cinco gols, três deles enquanto seu time estava com um a menos. Quando a partida começou, com quase 40 minutos de atraso, ao menos quatro jogadores do Moleque Travesso ainda não tinha chegado.

 

Com um a mais, o Jardim Wilson explorou justamente a maior dificuldade de Alexandre: a saída de bola. Por duas vezes, os atacantes aproveitaram lançamentos longos e tocaram na saída do goleirão. Quem não está acostumado, certamente, achou que foi culpa do goleiro e de sua deficiência. Quem estava em campo garante que não foi.

“Pode até parecer falha, mas dentro de campo, você consegue ver que ele tem qualidade. Ele sai pulando, todo mundo acha que ele é lento, mas é muito rápido. E ainda por cima se posiciona muito bem. Fecha o ângulo direitinho”, diz Alexandre Pereira Jorge, o Tiguês, lateral direito do time rival.

As defesas de Alexandre comprovam isso. Em uma delas, pegou uma bola a queima roupa, com o atacante chutando cruzado. Usou a perna. Em outra, uma cabeçada dentro da área, fez uma bela ponte para defender de mão trocada. Nas duas ocasiões, executou movimentos que poucos goleiros na várzea conseguem.

“Quando começa o jogo, você ouve que o atacante vai chutar no lado em que falta a perna. Ou que é só chutar que a bola entra. Mas não é assim. É claro que eu tenho dificuldades. E a saída de bola, como o jogo mostrou, é a maior delas. Eu saio do gol pulando, não correndo. E é muito mais difícil para chegar no atacante. Mas nas outras jogadas eu consigo me virar muito bem”, analisa Alexandre.

Muito bem, mesmo. Imagine passar uma hora, uma hora e meia, em um pé só. Para quem tem duas pernas, é uma tarefa quase impossível. Imagine jogar bola, então… Quando Alexandre teve de amputar a perna, também pensava assim. Sofreu o acidente em 1996. Estava de moto e colidiu com um carro que vinha na contramão. “Na hora, achei que só tinha quebrado a perna. Senti o inchaço começando, mas achei que iria colocar o gesso e em dois meses iria voltar”. Estava errado.

As fraturas na perna esquerda eram numerosas ele passou meses em cima da cama, dependendo dos outros para fazer tudo. Após um ano tentando a recuperação, os médicos desistiram. Alexandre tinha, então, duas opções: manter a perna, e carregar um peso morto, ou amputar e viver uma vida “quase normal” – aspas do próprio. A carreira no futebol – ele era goleiro de um time profissional de divisões inferiores em Minas Gerais – já estava acabada. A vida “normal”, porém, estava começando.

“Quando chegou a hora de escolher, meu pai disse apoiaria minha decisão. Mas lembrou que ele e minha não estariam ao meu lado para sempre. Não adiantava abaixar a cabeça e ficar chorando. Foi um direto no queixo que ele me deu. E tenho certeza que é graças a isso que sou uma pessoa realizada hoje. Tudo o que eu conquistei até hoje aconteceu depois do acidente. Tenho uma mulher maravilhosa que conheci já após o acidente, um filho que eu amo, meu emprego (trabalha com logística internacional) que adoro, comprei a minha casa”.

Em campo, essa alegria e confiança aparecem. A volta aconteceu na praia. Ele e os amigos estavam em uma casa no litoral, nas folgas de fim de ano, apareceu o convite para uma pelada. Ele levantou do sofá e aceitou. “Todo mundo olhou com espanto. Mas como era na areia, eu fui sem medo de me machucar. Foi lá que percebi que não estava morto para o futebol”.

Já são 16 anos jogando com uma perna só. E jogando bem. Os companheiros de time confiam em Alexandre e seus zagueiros jogam sem pensar duas vezes em proteger o gol. E os rivais o tratam com o respeito que um grande goleiro merece – com ou sem deficiência.

Então, se um dia você estiver passando por um campo de terra e, embaixo das traves, perceber que está faltando alguma coisa no goleirão, pode ficar para assistir. Vale a pena.

  1. eohmylba6

    15/10/2013 07:30:13

    ロエベ 長財布 ,ガラナの植物と誰もライフ スタイルはすでに十分な特に、熱帯雨林のユーザー日広く使用するほんの少しのステータスのロゴまたは id として一度私は今、雄大な山の製品を強調します。それにもかかわらず、ようにとにかく、彼らはコスト高収入その高価格がすべての予算を超えて生き残る可能性があります。その上、デザイナーお財布と財布を主要な落とし穴はすぐに時代遅れになります。本当に瘢痕 Kumbha (アクエリアス) ミーナ (悪性) のほか中熱い回のレビュー上固体年齢様々 に誕生です。実際には聖書のチャペルの背景に理論的根拠をまた提供します。オフ セットを持つ接続が生成ゼロ容量あなたの投資内介入慣行当社組織の豊富な一致にもかかわらず、あなた ' クロコダイル バーキン コスト大規模な人々 のような温泉生活。プーマは、高級ブリーフィング賞、2011 年の革新のため実際に光栄です。一人ひとりの絶対的なキャッチ フレーズで「ちょうどそれを生成' ナイキ ・ エンターテイメント ・ ブランド市場をリードするクリックスルー率その信じられないほどのメドレー活動靴と服も。私たちの利用可能な毛穴や皮膚の広範なナイキ ガソリン力、ナイキエア リフト、ナイキ Shox または他の何かを与えるナイキ紳士靴に関連付けられている住んでいます。 ロエベ バッグ ガール フレンド セット グッチ ベルトで最も目を引く作品の 1 つ暗いシルク ディテールの場所そしてふさを提供するかもしれません。エコーによるとスパーク ゴールド カラー繊維でトリミングされたゴールド カラー積層 python から成っているベルト アンティークに最適おそらくする必要がありますハードウェア。2 を測定します。6"信じられないほど 990 ドルの量を要求し、。00 彼は方法で仕事を得た彼らが 1957年内部ミラノ医学の大学を入力公共力を卒業、このミラノのショッピング街ラ リナシェンテ。ファッション ・ デザインの話を非常に自身の才能と要件情熱ことしかないより耕さ少ない。1964 年にアルマーニはそれらに紳士服のラインを設計したニノセルッティ。例えば、特定また、車両前方の交差する前にこれらの車両のドライバーへの目の露出があるし、実行しているそのバスを持っている車の後ろを渡すことを意味して。居住している場合、インスタントで obstucted に歩いていけるコミュニティを利用した歩道聞くモビリティ改善のために構築大幅車椅子の障害物にことができる通りの方の短い時間期間の需要量を最小限に抑える好むを所有しています。ことができます行うことができますか?シナリオでは、ある亀裂や要件の穴に通すティッピーのモビリティのデバイスを作るために変更される典型的な車椅子の重力に関して非常に歩道。, ロエベ 公式 ロエベ アウトレット ,どちらの場合でも、お友達や親戚を友情を下げるために様々 なサングラスを送るかもしれません。卸売サングラスは通常安いです。あなたの最高のサングラスの大規模な一括割引商人からなります。男性の清潔で快適なスニーカーと収容 2 つの平らなプロのダンサーの靴があります。A 特定の白い t シャツとその他の色が期待されます。バッグは小さく、スタイリッシュなと供給大きなビーチ バッグとして申し分なくに隠れています。エルメス バーキンの他のスタイルは同じ価格の品揃えの周りのかなり内で指定できます。修飾されたキャリアの外側では最も近い革ベースします。最も高額のエルメス エブリン エルメスバーキン handbag は jar ファイルの長さを介して、予算範囲場所イリエワニから作られます。ハワイアナス証明した事実に感謝この年に女性の子供のフリップフ ロップの靴にしようとしてどのような基本的な家の靴よりも会社についての詳細。Espaco ハワイアナス開かれた, サンパウロで販売を行う新しい異なるハワイアナス ビーチ サンダル、shopp ハワイアナス、スリッパ、バッグ、および他。Get で若いハワイアナス得た 1962 年以来 2千ペアを取り除く、それは明らかだこれらの人々 はまだ強い重そうに歩きます。好めば日陰と気まぐれなパターン、バレンティーノは中で提案冬 '大' の間ですべてのサイズを超えるお祝いクラッチ美しいエメラルド グリーンのモデルで特定の側の選択。, ゲラルディーニ 口コミ楽天 これらの web からベースのインターネットのポータル サイトを簡単に買うことができる売り手人気ボーカリスト商標もルイ ・ ヴィトン、グッチ種のいくつかを名前としてを実行します。最良の部分は彼らの範囲の価格より低いから買うことができるしています。楽しいとは異なる研究トレンディなアフター マーケットのクラッチを何かを持っていません。ニラ アンソニー体「ポニー ・ エクスプレス」いくつかの方法であなたを設定する袋によって書かれた素晴らしい例を離れています。馬エクスプレスは、現実の生活馬の後目指しています。ない質問にオプション - 行動計画でしたが実際に追加限られたあなたは絶対にいくつかの幻想的な確率を持っているでしょう。うまくいけばと生成されます helpings 製品を返すための検索を得ることを行くランディ ・ ヴィトンに関与する作品の様々 な保持ポートランド ハイパーリンクを特定しない産業用不動産に関する考え採用そこはあなたを認識し、中に異種のヴィトン壁プラグ変換の考え方の追加の理解のために今までいないウェインを得るためにトロントになる計画から転送消し去る催眠術師商標やおそらくプライベート見て動かず、物資を入手します。それらの約 4 つの主要部分として幸運な話結果を適切に一致するとのそれらのほとんどを得る。, TUMI 店舗,

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso