Papo de Varzea

Suburbana de Curitiba: virada histórica do Santa Quitéria adia a decisão

Papo de Várzea

O primeiro texto desta quarta-feira vem do Paraná. Na semana passada, o Dênis Barbosa entrou em contato com o Papo de Várzea e perguntou: futebol de várzea de Curitiba interessa?

A resposta era fácil. Para quem não sabe, o futebol amador curitibano está entre os mais organizados do país, atraindo uma série de ex-profissionais. E Dênis é um conhecedor de craques e campos da região. Agora, ele conta como foi o segundo jogo da final da Suburbana 2013.



viradahistorica1

Com virada histórica, Santa Quitéria leva a decisão para o terceiro jogo

Depois levar dois gols do Trieste, o Santa Quitéria consegue uma reação impressionante, faz 3 a 2 e leva a decisão da Suburbana 2013 para o próximo sábado.

Este foi um fim de semana para ficar cravado na história do futebol amador paranaense, principalmente para o Santa Quitéria. Na segunda partida decisiva da Suburbana de 2013, no sábado, no estádio Orlando Rinoldin (Arena Vermelha), o Trieste precisava apenas de um empate para conquistar o título fora de casa, já que havia vencido o primeiro confronto por 3 a 1.

O time de Ivo Petry fazia a lição de casa, ao abrir dois gols de vantagem. ‘Fazia’ a lição, mas não completou a tarefa. Ao final do tempo regulamentar, o Santa Quitéria virou o rumo da decisão, saindo com a impressionante vitória por 3 a 2.

O jogo

O Trieste entrou em campo com a vantagem. Ao Santa Quitéria, só a vitória poderia forçar uma terceira partida. Aproveitando o placar a seu favor, o time de Santa Felicidade iniciou o confronto com uma postura tranquila, enquanto o Quitéria apostava nos contragolpes. Com isso, criou inúmeras chances de abrir o placar.

Contudo, não conseguiu marcar. Pior: ainda viu o adversário sair na frente. Aos 46 minutos, Cezar cobrou, com perfeição, falta na entrada da área, e sem chances de defesa para o goleiro Jonas.

Depois do intervalo, para frustração da torcida verde-amarela, logo aos 12 minutos, Pequi recebeu lançamento perfeito. Ele avançou com a bola e tocou de mansinho na saída de Jonas, fazendo 2 a 0. O Santa Quitéria se abateu em campo. Até parecia que havia “largado os bétis”. Após atacar com facilidade na primeira etapa e no início da segunda, passou a ter dificuldade para chegar ao gol do Trieste. Aos 26 minutos, no entanto, Jhonatan dá deu um novo rumo na partida. Após cobrança de falta, o camisa 7 subiu com tranquilidade marcou o primeiro gol de seu time.

viradahistorica2

A reação

O time, porém, ainda precisava de mais gols para evitar que o Trieste levantasse a taça. Mas, com a força criada pelo primeiro gol, o Santa Quitéria se lançou ao ataque com força máxima. Com o apoio da torcida, que cantou o tempo inteiro, o clima do jogo indicava uma reção do time que estava atrás do placar. Foi o que aconteceu. Aos 36 minutos, veio o empate. Dinda recebeu no meio da área, sozinho, e só teve o trabalho de empurrar para as redes.

O gol faz a partida ganhar uma emoção inédita. A torcida cantou ainda mais forte e o Santa Quitéria respondeu dentro de campo. Foi uma virada histórica. Nos acréscimos, aos 49 minutos, o improvável aconteceu. No último suspiro, Leandrinho cobrou escanteio e Dinda subiu no meio da defesa, desempatando a partida para delírio da torcida. “Acreditamos na vitória até o último minuto”, disse Dinda, o herói da virada.

Com esse resultado teremos uma terceira partida entre Santa Quitéria e Trieste no próximo sábado (7), às 16h30,  no Estádio Maurício Fruet, para conhecer o campeão da Suburbana 2013.

Juvenil: Uberlândia conquista o título

uberlandiacampeaojuvenil

Na preliminar, o Uberlândia, que havia vencido o Combate Barreirinha no primeiro confronto por 1 a 0, voltou a vencer neste sábado, goleando por 4 a 0. Com isso, conquistou o título do Juvenil.