Papo de Varzea

Mais um livro do terrão

Papo de Várzea

livro2

Fico feliz quando alunos de comunicação me procuram para ajudar em seus trabalhos de conclusão, os temidos TCC. Dessa vez, tive a honra de prestigiar a apresentação do livrorreportagem ''Nas Linhas da Várzea: o legado do futebol de várzea em São Paulo'', produzido por alunos da Universidade Metodista, em São Bernardo, ABC.

Thiago Fatichi, 22 anos, integrante do grupo, conta que falar de várzea teve um sabor especial. ''Porque é onde ainda se pratica o futebol de verdade, com alma''.  Já para Letícia Cislinchi, 21, o desafio foi outro. ''Somos um grupo formado em sua maioria por mulheres. Na hora de gravar, preferíamos que um dos meninos fosse com a gente. Depois de perceber que as pessoas tratavam a gente com muito respeito, passamos a ir sozinhas mesmo'', contou.

livro1

Uma das histórias do livro é a de Milton Bigucci, varzeano que hoje ganha a vida destruindo campos para construir prédios. Sim, o que antes era sua diversão virou o seu negócio.  Pode? Na foto dos universitários, em pé, da esquerda para direita, estão Núbia Anacleto, Mayara Nukamoto, Letícia Cislinschi, Thamiris Rezende e Camila Lima. Agachados: Guilherme Farias e Thiago Fatichi.

Quer ler o livro? A versão online está disponível em http://bit.ly/1ks9R99.

Por Diego Viñas