O que vem por ai para a várzea
Papo de Várzea
Na semana passada, recebi um e-mail do pessoal do Negritude. A ideia era ter falado sobre a Copa Negritude no fim de semana. A agenda não permitiu… Mas, vamos lá. O tradicional campeonato começou no sábado. Ao contrário de outros anos, a categoria esporte, disputada pelos principais jogadores, não será disputada.
A 15ª edição do torneio (que está sendo feito em parceria com uma empresa de captação de talentos esportivos chamada Dimateo) irá reunir 24 times em cada uma das duas categorias, Master 40 e Master 50, entre fevereiro e junho de 2014. A final está marcada para o dia 8 de junho, apenas a quatro dias do início da Copa do Mundo – que, para quem não sabe, fará sua abertura, na partida entre Brasil e Croácia, no Itaquerão, a duas quadras dos campos do CDC Alvorada, onde será disputada a Negritude. Quem quiser saber mais, vá até o site do time: www.negritudefutebolclube.org.br
A realização do torneio, porém, me lembrou que ainda não discutimos sobre o panorama do futebol de várzea em São Paulo em 2014. Vamos a algumas pílulas:
– A Copa Kaiser, em sua despedida, será disputada em um formato novo. A Série B acabou e os 192 times da A irão disputar apenas uma fase de grupos. Depois, mata-matas! A final deve ser disputada no mesmo 8 de junho, quando a Negritude terá suas finais.
– O mercado de jogadores diminuiu muito. Sem uma segunda divisão do principal torneio da cidade, a oferta de atletas aumentou e os times estão escolhendo com muito mais cuidado em quem apostar. Devemos ver muitos times fortes por aí!
– Além dos torneios tradicionais, o segundo semestre pode reservar surpresas para os times varzeanos. Ouvimos boatos de que grandes empresas estão interessadas no mercado de futebol amador da cidade e que é possível ter dois novos campeonatos, com grandes patrocinadores, após a Copa do Mundo. Vamos torcer!
Bruno Doro