Tutu do Jardim Iporanga é campeão da Copa Renegados com goleada
Papo de Várzea
O Tutu, do Jardim Iporanga, conquistou o título da Copa Renegados em grande estilo. Na final, disputada no campo Arena Petronita, goleou por 5 a 1 o Gaviões, da Cidade Júlia, dando um banho de água fria na torcida rival.
A decisão começou com aquela catimba característica: enquanto o Gaviões entrou na hora prevista no último domingo, o Tutu atrasou. De propósito ou não, deixou para o outro lado a pressão de passar mais tempo ouvindo a torcida empolgada e sentindo o clima de decisão dentro de campo.
Deu certo. O Tutu começou a partida inspirado, motivado e com sua força máxima. A equipe usou o elenco que está disputando a Copa Kaiser, principal torneio da cidade. Com isso, aos 20 segundos de jogo abriu o placar. Vinicius lançou pelo alto, o goleiro Marcelo, do Gaviões, bateu cabeça com sua defesa e Thiaguinho aproveitou. Na sobra, mandou para o fundo do barbante.
Aos 11 minutos, Julinho começou a brilhar e quase montou a jogada do segundo gol do Tutu. De cabeça, ele encontrou para Jefson, livre, que chutou perto da trave esquerda de Marcelo. Aos 27 minutos, Julinho conseguiu o objetivo. Cruzou na cabeça de Tiagão, que desviou do goleiro do Gaviões e fez dois a zero.
Apático, o Gaviões chegava pouco, apenas em chutes de longe. O primeiro foi aos 20 minutos, quando o placar ainda marcava 1 a 0, quando Negão, da intermediária, acertou a rede, pelo lado de fora. Aos 30, o mesmo Negão, de fora da área, girou no meio de dois marcadores e chutou colocado. O goleiro Marcos se esticou e evitou o gol, por milagre.
Após o intervalo, o Gaviões reagiu. Liverpool cobrou falta, tirou da barreira, mas o goleiro do Tutu chegou na bola. No rebote, Negão cruzou e Beiço encheu o pé. O goleirão Marcos mais uma vez fez um milagre. Mesmo com o chute forte, chegou no cantinho, evitando o gol.
Julinho, porém, estava em campo inspirado. Mesmo com o rival mais forte do que no primeiro tempo, em cinco minutos ele garantiu dois gols. Aos 10 minutos, ele roubou a bola no meio campo, avançou em velocidade e, perto da grande área, deu uma pedrada. A bola explodiu nas mãos do goleiro do Gaviões, subiu com efeito e morreu dentro do gol. Tutu 3 a 0. Aos 15 minutos, ele fez jogada parecida, mas chutou de pé trocado, na canto direito do goleiro: 4 a 0.
Com o jogo definido, o time Cidade Júlia finalmente marcou o seu gol. Com Negão, que já tinha chegado perto duas vezes no primeiro tempo. De longe, ele arriscou um chute despretensioso e acertou um foguete, no ângulo. Nos minutos, finais o Tutu aumentou. Julinho, sempre ele, recebeu uma bola espirrada no meio de campo. Ele avançou em alta velocidade e, ao chegar na frente do goleiro, tocou forte, no canto direito, completando os 5 a 1.
A equipe do Tutu, além do título, ainda levou quase todos os prêmios individuais da competição. Marcos foi eleito o melhor goleiro, Julinho foi o artilheiro e o melhor jogador da competição.
Tutu/Jardim Iporanga 5 x 1 Gaviões/Cidade Júlia
Tutu: Marcos; Diogo Pretinho (Adrianinho), Danilo, Thiago, Hebert, Vinny (Diogo), Ney Pedalada (Benjamim), Edinho, Thiaguinho (Luquinha), Julinho, Jefson (Alex Rato). Técnico: Ale (Auxiliar: Delmir)
Gaviões: Marcelo (Serginho), João Paulo, Ezequiel (Baiano), Danilo (Babão), Cuca, Liverpool, Felipe, Beiço, Serginho (Tiago), Cuca, Negão. Técnico: Birula (Auxiliar: Ceará)
Campo: Arena Petronita (Jardim São Bernardo)
Data: 30/03/14
Árbitro: Reginaldo “Viola” da Silva Dias
Assistentes: Marcelo Barbosa e Luiz Carlos Cardoso Junior
Cartões amarelos: Danilo, Thiagão, Ney Pedalada, Edinho e Alex Rato, do Tutu; Danilo, João Paulo e Felipe, do Gaviões
Cartões vermelhos: Diogo (Tutu) e Felipe (Gaviões)
Gols: Thiaguinho, Thiagão e Julinho (três), para o Tutu; Negão, para o Gaviões
Por Sebastião Vieira, do É Nosso