Presente do dia das mães? Classificação (e só três campeões seguem vivos)
Papo de Várzea
Desde que eu comecei a cobrir Copa Kaiser, uma data era sagrada: Dia das Mães. Na hora de homenagear quem nos mandou ao mundo, nada de incentivar a galera a perder o almoço de festa para ir para os jogos. Nesse ano isso mudou. E muitos boleiros puderam oferecer para as mães a classificação para a fase de mata-mata da Copa Kaiser, o principal torneio de futebol amador de São Paulo.
Após as duas fases de grupos da última edição da competição, só três equipes que já levantaram o título seguem vivas. O atual campeão Leões da Geolândia, da Vila Medeiros, o vencedor de 2007, o Danúbio, da Freguesia do Ó, e o time que levantou o caneco em 2002, o Nápoli, da Vila Industrial.
Dos três, quem teve mais dificuldades foi o Leões. O time da Zona Norte perdeu neste domingo por 1 a 0 para o Apache, da Vila Maria. Após duas vitórias nas duas primeiras rodadas, a equipe teve de esperar o fim de todas as partidas nas quatro regiões para comemorar uma das quatro vagas nos critérios técnicos – em seu grupo, quem se classificou diretamente foi o próprio Apache, com um ponto a mais.
Os outros dois venceram suas chaves. O Nápoli somou seis pontos no grupo L-30, após a vitória por 3 a 1 sobre o Pau Queimado/Tatuapé – dois pontos à frente do segundo colocado, o Novo Sapopemba (4 a 1 no Fumaça/Jd. Marília).
Já o Danúbio conquistou a vitória mais importante: lembra que o Família 100 Valor, do Jd. Panamericano, foi a sensação do ano passado, ao chegar à decisão? Neste ano a equipe estava bem novamente, mas acabou esbarrando na tradição do time da Freguesia do Ó. A vitória por 1 a 0 nesta rodada valeu o título do grupo O-9 e uma campanha 100% na segunda fase – o único outro time que conseguiu o feito foi o Central Leste, de Itaquera, que bateu o Paraná, da Vila Nhocuné, por 2 a 0.
Também vale citar os times que conseguiram a vaga por goleada: o Noroeste, da Vila Formosa, 7 a 1 no Tabajara/Jd. Elba (e, por isso, ficou com uma das vagas por índice técnico), Leões Unidos/Inácio Monteiro, 4 a 1 no Bento Gonçalves/Tatuapé, e o Nove de Julho, da Casa Verde, 4 a 0 no Jardim Brasil (campeão do grupo N-10 – que também teve o Inajar de Souza/Jd. Cachoeirinha classificado nos índices técnicos).
Confira os resultados (em negrito, os 16 classificados. E lembrando que, na próxima fase, os jogos serão mata-mata):
Zona Norte
Inajar de Souza 2×0 Vigor
Leões da Geolandia 0x1 Apache
Jardim Brasil 0x4 Nove de Julho
Serrano 0x1 Peri Novo/V. N. Cachoeirinha
Zona Sul
Internacional 1×1 Bafômetro (foto 3)
Festpan 2×2 Turma do Baffô
Só o Pó 1×2 Palmeirinha (foto 2)
Milianos 3×1 Unidos/Jardim Maria Estela (fotos 1 e 4)
Zona Leste
Paraná Clube 0x2 Central Leste
Jardim Elba 0x0 Jardim São Pedro
X do Morro 0x0 Coroado
Verona 1×1 Coroa
Tiradentes 4×1 Madrid
Bento Gonçalves 1×4 Leões Unidos
Negritude 2×1 Juventude/São Mateus
Novo Sapopemba 4×1 Fumaça Futebol e Farra
Raça Ruim 0x1 Santos/Vila Carmosina
Pau Queimado 1×3 Nápoli
Novo Horizonte -117 4×2 Sambreja Boll
Tabajara 1×7 Noroeste
Zona Oeste
Só na Brisa 0x3 Praça
Classe A 1×3 Saad
Danúbio 1×0 Família 100 Valor
Unidos do Largo 13 3×0 Amigos/Residencial Sol Nascente
Por Bruno Doro