Papo de Varzea

Um campo de futebol é iluminado usando a energia dos jogadores

Papo de Várzea

rio-football-night

Qualquer torcedor quer que seu time deixe toda a energia no campo. Dê o sangue para correr pela vitória. No Rio de Janeiro, um campo agora tem uma forma de usar toda essa energia. Energia mesmo…

No início do mês, foi inaugurada um campo no Morro da Mineira, uma comunidade carente carioca, uma quadra iluminada pela energia produzida pelos próprios jogadores. A tecnologia para isso foi desenvolvida por uma empresa holandesa: são placas instaladas abaixo do solo, que captam a energia criada pela correria dos jogadores e transmite aos holofotes.

A reportagem é da Trivela:

Campo de society no Rio é iluminado com energia gerada por jogadores

Um campo de futebol society no Rio de Janeiro ganhou uma iluminação gerada de forma bastante inovadora: pelos próprios jogadores que entram nela. Inaugurado na quarta à noite, o campo é no Morro da Mineira, região central da cidade. O projeto é financiado pela Royal Dutch Shell, empresa holandesa que atua também no setor de combustíveis (sim, é aquela dos postos de combustíveis). São cerca de 200 telhas de captura de energia desenvolvidos pela startup britânica Pavegen instaladas na largura e extensão do campo, coberto por uma camada do gramado AstroTurf. As telhas que têm energia gerada pelos jogadores trabalha em conjunto com painéis solares instalados em torno do campo para alimentar o sistema de holofotes.

A criação da Pavegen funciona com um sistema de engrenagens que, quando as telhas são pisadas, giram e agem como geradores. A empresa já instalou esse tipo e tecnologia em estações de trem na Europa, centros comerciais na Austrália e Terminal 3 do Aeroporto de Heathrow, em Londres. É a primeira vez, porém, que o sistema é instalado em um campo de futebol. “Nós efetivamente transformamos esta comunidade em um experimento de ciência da vida real. Eu acredito que essa tecnologia pode ser um dos futuros modos que nós iluminaremos nossas cidades”, disse Richard Kemball-Cook, presidente da Pavegen.

Leia a reportagem completa.