Papo de Varzea

O craque do seu time aguentaria a pressão de bater esse pênalti?

Papo de Várzea

A cobrança de pênalti é sempre importante no futebol. Quando é final de campeonato, então… Dê uma olhada no vídeo aí em cima e responda: você acha que o craque do seu time aguentaria a pressão?

Agora, aumentando ainda mais a pressão: essa ai foi a 58ª cobrança. Isso mesmo. 57 pênaltis foram cobrados até sair o campeão…

Torcida, diretoria, técnico e mais um monte de gente, todos em campo. Imagine o que aquele jogador não ouviu enquanto esperava a autorização do juizão para partir para a bola? Se a importância do chute não era a mesma que, por exemplo, uma final de Libertadores, a pressão exercida sobre ele naquele momento era, certamente parecida.

penalti-varzea

Para quem não vive o futebol de várzea, essa frase pode parecer absurda. Mas uma final de campeonato envolve o orgulho da comunidade. Do vizinho que “fez o corre” para comprar o uniforme. Do amigo que, com uma vaquinha, forneceu as frutas para o pré-jogo. Para a tia do colega que, depois do jogo, vai lavar os uniformes. Todos muito felizes por fazer parte de tudo aquilo.

Uma cobrança de pênaltis em final de campeonato é o momento que define se o esforço de jogadores e diretores, que muitas vezes deixaram a família em casa para correr debaixo do sol quente, representando as quebradas onde nasceram, valeu a pena.

Há algum tempo, nós já tínhamos publicado uma foto de um momento assim:

Em tempo: o lance do vídeo em questão (e não da foto acima) aconteceu no último domingo, na final da Copa Amizade, em Mauá, na grande São Paulo. Após 1 a 1 no tempo normal, o Vila Junqueira, de Santo Andre, venceu o Dínamo, time da casa, por 24 a 23. E para quem prestou atenção ao vídeo, a maior parte dos torcedores estavam lá para apoiar o perdedor. E quanto a comemoração dos campeões começou, ninguém criou confusão. Parabéns!

Em tempo: após um longo verão, o Papo de Várzea está de volta para contar as histórias dos terrões por aí. Obrigado ao pessoal do Portal da Várzea (https://www.facebook.com/portaldavarzeabrasil) por ter cedido o vídeo.

Por Bruno Doro