Papo de Varzea

Caçula, Família 100 valor mostra força e empata com Danúbio

UOL Esporte

O domingo foi emocionante com o duelo entre Danúbio/Freguesia do O e Família 100 Valor/Jd. Panamericano, um verdadeiro clássico regional da zona Oeste de São Paulo no campo do Jardim Regina, em Pirituba. O jogo era válido pela primeira rodada da quinta etapa da Copa Kaiser. O resultado não poderia ser outro: empate em 1 a 1 para delírio das torcidas.

O histórico das duas equipes é bem diferente. O Danúbio foi campeão da Kaiser em 2007, vencendo o Nápoli, da Vila Industrial, e levou o título da Série B em 2010, batendo o Tutu, do Jardim Iporanga.  Já o Família 100 Valor disputou a Série B no ano passado, ficou entre os oito melhores, subiu para a Série A e, neste ano, vem fazendo boa campanha na elite.

O duelo começou às 13h25 com as duas equipes bem posicionadas, obedecendo posições e táticas. A torcida lotou os arredores do alambrado, embalada por baterias. Dentro de campo, o jogo pegou fogo.

O primeiro gol saiu aos 2 minutos, após um bate-rebate. O Danúbio aproveitou: José pegou o rebote e lançou na medida para Edimilton “Baixinho”, que dominou no peito, girou e bateu forte, rasteiro, no canto direito do goleiro Júlio Cesar, para fazer Danúbio 1 a 0.

O Danúbio continuou pressionando, sem dar espaço ao adversário. Aos 15 minutos, Salomão disparou pela linha lateral e tocou para Baixinho. Dessa vez, o goleiro foi mais esperto e agarrou, seguro.

A partir dos 17 minutos, o 100 Valor impôs seu ritmo de jogo e encontrou boas jogadas pelo lado direito do campo. Em uma delas, conseguiu o empate. Aos 22 minutos, Robson Paulo, em cobrança de falta, cruzou. A bola desviou na defesa e, aproveitando o descuido, Leandrinho desviou, colocando no ângulo esquerdo do goleiro, que só olhou.

O 100 Valor foi para cima e quase fez mais um. Aos 25, Robson Paulo, da linha de fundo, cruzou mais uma, agora para Mocotó. Ele tentou uma linda bicicleta, perto das traves, mas não alcançou a bola.

Na segunda etapa não saiu gol, mais por azar do que por falta de interesse dos times. No primeiro minuto, o 100 Valor quase marcou com Robson Paulo, que, na cara do goleiro, tocou por cima do travessão.

O Danúbio teve mais oportunidades na segunda etapa. Uma das melhores foi aos 20 minutos. Pezão tocou rasteiro para José, que mandou uma pedrada em cima da defesa. A bola tinha endereço certo.

Sem conseguir superar as defesas novamente, os dois time se contentaram com o 1 a 1 – com prêmio de melhor do jogo para o atacante Baixinho, do Danúbio. Na outra partida do grupo, o Vila Izabel venceu por 1 a 0 o Catumbi, no Caju.

O texto foi feito pelo parceiro do Papo de Várzea Sebastião Vieira. Formado em jornalismo, ele aproveita os fins de semana para retratar o cenário do futebol de várzea de São Paulo. Escreve, também, para o Jornal É Nosso.

Voz do Terrão é o espaço que o Papo de Várzea oferece para que você conte a história do jogo que assistiu no fim de se semana. Você quer participar? Mande o relato pelo e-mail papodevarzea@gmail.com