Papo de Varzea

Leste, oeste, norte e sul: última rodada pode classificar ex-campeões

UOL Esporte

O Boa Esperança foi campeão da Copa Kaiser em 1996 e 2000. O Napoli, em 2002. O Classe A, em 2011. E todos eles vão jogar pela sobrevivência na edição 2013 neste domingo. Além disso, a grande surpresa de 2012, o Juventus da Liberdade, joga para evitar o rebaixamento para a Série B e o Cantareira, para emplacar seu superataque. Confira os cinco jogos do domingo:

Zona Norte: Juventus da Liberdade x Vigor/Pari

Local: Flamengo/Vila Maria

Horário: 11h30

Surpresa vira decepção: Juventus da Liberdade não depende só de si para evitar rebaixamento

Grande surpresa da Copa Kaiser do ano passado, ao ser semifinalista, o Juventus da Liberdade luta agora para não ser a maior decepção de 2013. Como perdeu os seus dois primeiros jogos (para Jardim Brasil e Jardim Peri-Gesan), o time do Glicério só não será rebaixado para a Série B com uma combinação de resultados. Ele precisa vencer o Vigor, do Pari, a partir das 11h30, no campo do Flamengo da Vila Maria e torcer por uma derrota do Jardim Brasil para o Jardim Peri-Gesan, que duelam no mesmo horário no campo do Magnólia.

Zona Sul: Cantareira/Heliópolis x Unidos/Jd. Maria Estela

Local: Caldeirão do Iporanga

Horário: 11h30

Com poderoso ataque passando em branco, Cantareira precisa vencer o Unidos para avançar

Quando a Copa Kaiser começou, ninguém apostaria que o Cantareira poderia ficar sem marcar sequer um gol nas suas duas primeiras partidas. Isso porque  o time montou um ataque poderoso para 2013. Mas o inesperado aconteceu. Mesmo contando com dois artilheiros em edições passadas da Kaiser, Macedo (2012) e Denô (2008), o time de Heliópolis vem de um empate por 0 a 0 (com o Mãe Sara, da Vila Santa Catarina) e uma derrota por 1 a 0 (para o Festpan, no clássico de Heliópolis). Para sorte do Cantareira, mesmo não tendo balançado as redes rivais, a classificação à próxima fase ainda é possível. Basta uma vitória sobre o Unidos FC, do Jardim Maria Estela, neste domingo, às 11h30, no Caldeirão do Iporanga, para a equipe da Zona Sul avançar à etapa 2 da Copa Kaiser.

Zona Leste: Boa Esperança/São Mateus x Olaria/Jd. Iguatemi

Local: campo do Jardim Planalto

Horário: 13h

Bicampeão Boa Esperança joga por empate para igualar campanha de 2012

O Boa Esperança, de São Mateus, acabou um pouco esquecido pela cobertura do futebol amador do UOL Esporte. Por isso, o Papo de Várzea pede desculpas. O time é um dos mais importantes da história da Copa Kaiser, com dois títulos (1996 e 2000) e dois vice-campeonatos (1998 e 2004), mas no ano passado não foi bem: parou na segunda etapa, com apenas duas vitórias em seis jogos. Desta vez, o time pode igualar a classificação e o número de triunfos já neste domingo. Com quatro pontos no Grupo L-22, a equipe de São Miguel encara o Olaria, do Jardim Iguatemi, para confirmar a classificação. Um empate já coloca o time na próxima fase. Aliás, até uma derrota pode valer a vaga, dependendo do resultado de Unidos da Pacarana, de AE Carvalho, contra Harmonia, da Vila Antonieta. O Pacarana, campeão da Série B 2012, também só precisa do empate para se classificar.

Zona Leste: Tiradentes/Vila Curuçá x Estrela Azul/Pq. Boa Esperança

Local: Canarinho

Horário: 13h

No grupo da morte, Tiradentes tenta reconquistar confiança após derrota

O L-14 é o grupo da morte da Copa Kaiser 2013 e, neste domingo, um time que poderia ter vida longa na competição vai dar adeus ao torneio. Depois do clássico da rodada passada (Napoli 2 x 0 Tiradentes), o desespero passou da Vila Industrial para a Vila Curuçá. Agora, o Tiradentes entra em campo com o sinal de alerta ligado contra o Estrela Azul, do Parque Boa Esperança. O rival é uma das maiores surpresas de 2013 até aqui, após bater o favorito Napoli na estreia, e entra em campo precisando só do empate para se classificar em primeiro lugar. O Tiradentes precisa vencer e ainda ficar de olho no placar da  outra partida do grupo, Napoli x Jaú, já que a decisão do classificado pode sair no saldo de gols.

Zona Oeste: Classe A/Barra Funda x Unidos/Jardim Brasília

Local: Caju

Horário: 13h

Classe A joga para voltar a vencer

Campeão de 2011, o Classe A ainda não venceu na Kaiser-2013. Na rodada passada, os empates já incomodavam e a comissão técnica já tinha feito mudanças. A busca pela melhor formação segue e o duelo contra o Unidos, do Jardim Brasília, pode valer a vaga. O time tem dois pontos e ocupa a terceira posição no Grupo O-5. Na outra partida, o já classificado Inter, do Jaraguá, encara o Ilha da Madeira, lanterna do grupo com um ponto.