Papo de Varzea

Confirmado: Série B da Copa Kaiser é cancelada

UOL Esporte

Um dos diferenciais da Copa Kaiser em São Paulo era a realização da Série B. Com uma segunda divisão e um sistema de seletivas, o campeonato movimentava um número surpreendente de equipes. Segundo algumas estimativas, em uma única temporada mais de mil clubes da cidade disputam ao menos uma partida no ano em torneios ligados, de um jeito ou de outro, à Kaiser.

Nas últimas semanas, porém, esse cenário mudou. Em 2014, a principal competição amadora da cidade não terá segunda divisão. Há algum tempo o Papo de Várzea ouvia rumores sobre o assunto, mas a confirmação da informação veio apenas na quarta-feira. As seletivas, que classificariam para a Série B, também foram canceladas – a maioria dos torneios foi ou será realizada, mas sem a premiação com vagas.

O cancelamento diminui consideravelmente o impacto do torneio no futebol amador paulistano. Em 2012, por exemplo, a Série A reuniu 192 times, a Série B somou mais 144 (os 192 participantes são completados pelos 48 times que caíram na mesma temporada) e as seletivas contaram com mais de 700 times.

Todo esses sistema de acesso não é considerado a mesma competição. Se fosse, toda a cadeia de partidas que envolve acesso, descenso e classificação fariam da Copa Kaiser um torneio maior do que o Peladão, de Manaus. O torneio do Amazonas é considerado o maior campeonato amador do país, com mais de 800 times participantes.

Em 2013, a Série B chegou a sua quinta edição. Nas duas primeiras, times que já tinham sido campeões da Copa Kaiser levantaram a taça: Boa Esperança/São Mateus e Danúbio/Freguesia do Ó. Os outros dois campeões foram o Tricolor/Jardim Penha, em 2011, e o Unidos da Pacarana/AE Carvalho, em 2012.

Nesse ano, o Classe A/Barra Funda tem a chance de igualar Boa Esperança e Danúbio. Campeão da elite em 2011, a equipe enfrenta, na decisão (marcada para domingo, às 11h, no Nacional), o Santa Cruz/Jardim Sinhá.

Alguns times ouvidos pelo blog, que fazem parte do grupo que está apto a disputar a Kaiser em 2014, encontraram motivos para não reclamar muito da extinção da Segundona. Com um número menor de vagas no torneio, o custo com jogadores deve diminuir.

Para os curiosos, também perguntamos sobre como será a Copa Kaiser em 2014. Mas ainda não existem definições sobre o assunto.