Papo de Varzea

Robson pega dois pênaltis e Santos vence a Copa Leões da Zona Sul

Papo de Várzea

07

No feriadão de 1º de Maio, o Dia do Trabalhador e aniversário dos 20 anos da perda de Ayton Senna, o campo do Anhanguera recebeu a grande final da Copa Leões da Zona Sul 2014. Nos pênaltis, o Santos, do Parque Regina, bateu o Águia Negra, do Jardim Eliana, por 5 a 4 – com direito a duas defesas do goleirão Robson, herói do título santista.

Com o título, o Santos aumentou sua invencibilidade para 16 meses – incluindo três títulos no período. Antes, o time já tinha conquistado o Paulista de Futebol Amador/Taça Brahma, que teve decisão disputada no Pacaembu, e a Copa Republicana Democrata.

06

O campo, como se espera de uma decisão em feriado, estava lotado. Com as duas comunidades fazendo muita festa, o jogo começa nervoso, com os rivais arriscando pouco e se estudando no meio-campo. Lances de perigo, só com bola parada. Aos 15 minutos, o meio-campista Fabio, do Águia Negra, bateu falta perigosa e obrigou o goleiro Robson a fazer uma bela defesa.

O primeiro ataque do Santos veio cinco minutos depois. A zaga do Águia Negra vacilou e o atacante Regis saiu da marcação e bateu forte. O goleiro do Águia, Bruno, de apenas 17 anos, espalmou. Aos 23, Bruno apareceu novamente. O lateral Gel arriscou o chute  do meio-campo e quase marcou. O jovem goleiro salvou com um tapa. No último lance do primeiro tempo, o Águia chegou com Elenílson. Ele bateu colocado e a bola passou perto do travessão.

05

O primeiro gol, porém, só saiu após o intervalo. Michael, do Santos, recebeu lançamento na direita, ajeitou e bateu forte. Bruno fez a defesa parcial e, no rebote, o centroavante Thiago só escorou de cabeça. Depois do gol sofrido, o Águia Negra se lançou ao ataque.

Aos 15 minutos, o empate quase saiu. O lateral Silas bateu falta perto da linha de fundo, o zagueiro Marcos Paulo acertou a bola com o ombro e Robson, que tinha saído errado, se recuperou e fez a defesa. Dez minutos depois, de falta, Fernando obrigou Robson a fazer mais uma boa defesa, em cobrança de falta colocada.

04

Pressionando tanto, o Águia acabou empatando. Após escanteio, a zaga do Santos marcou bobeira e, em um bate-rebate na área, o zagueiro Rodolfo encheu o pé  para fazer 1 a 1. Nos acréscimos, o Águia Negra quase virou, em nova cobrança de falta de Fernando.

Com o empate, a decisão foi para os pênaltis. Robson, que já tinha fechado o gol no tempo regulamentar, brilhou mais uma vez. Ele pegou dois das cinco cobranças do Águia, garantindo o terceiro título seguido do Santos – e a festa para a comunidade do Parque Regina.

Por Eduardo Lima, do É Nosso

01

 

03

 

01

 

02