Papo de Varzea

O dia em que o gelo acabou com o futebol em uma favela brasileira

Papo de Várzea

01palm

O campo do Palmeirinha, de Paraisópolis, por si só é um milagre. A comunidade carente é uma das áreas mais densamente ocupadas da cidade e os moradores usam, literalmente, todos os espaços possíveis para construir suas casas: onde não é rua (ou viela), é casa.

03palmNada de praças ou grandes espaços de convivência. E, mesmo assim, eles têm um campo. E esse campo é um dos orgulhos da comunidade – e quem visita o local sabe como ele é bem cuidado…

E não é que, no domingo, o gelo acabou com o futebol por lá? O temporal que castigou a cidade de São Paulo no fim do final de semana foi especialmente forte em Paraisópolis. O gramado sintético, praticamente o único local aberto de toda a favela, ficou completamente coberto de granizo.

“Nunca tínhamos visto nada assim. Era gelo demais. Ficou tudo coberto. Nem dava para ver o verde”, conta Bruno Melo, do Palmeirinha e um dos responsáveis pela manutenção do campo. Três partidas que estavam marcadas para domingo foram canceladas. E as atividades desta segunda também tiveram de ser adiadas: ainda tinha gelo derretendo em cima do tapete verde…

Olhe as fotos e admita: está mais para campo de futebol da Europa do que para favela brasileira, certo?

Por Bruno Doro

02palm