Papo de Varzea

Um time que não sabe o que é derrota há 165 jogos

Papo de Várzea

Veterano Espada de Ouro

Tem algumas marcas que só o futebol de várzea proporciona. Recebi um e-mail de Paulo Alexandre, 40 anos, que contou a história do Grêmio Esportivo Espada de Ouro, time da Vila dos Remédios, em Osasco, na Grande São Paulo. A categoria Veterano completou 165 partidas invictas. Isso mesmo! Os caras não perdem desde 22 de agosto de 2010. “O professor e técnico Plinio vem desempenhando um ótimo papel nesses oito anos à frente do clube”, contou Paulo, um dos integrantes do time e que sempre morou na região de Carapicuíba.

Mas há uma semana, quase que a invencibilidade do Espada foi embora. “Ganhamos de 6 a 5 do Grêmio Paulistano. Foi um jogo tenso”, destacou Paulo. E os caras têm tudo registrado em relatórios. Eles me mandaram parte dos números. Em 2014 já foram 16 duelos em impressionantes 15 vitórias e um empate. Ano passado, foram 37 jogos e só oito empates. O resto, vitória.

Paulinho Tobogan_Arquivo PessoalE na foto acima estão os imbatíveis, da direita para a esquerda: (em pé) o goleiro Bruno, Bianca do Marketing, Romário, Carlão, Jorge, Bocão, Luciano, Elcio, Mané, Silvio e o técnico Plinio; (agachados)  Batista, André, Chiquinho, Renato, Gilson, Marcio, Paulinho Tobogan, Pedro, China e Odilson.

Artilheiro tem 720 gols

Uma das atrações do time é o atacante Paulinho Tobogan (na foto ao lado). O jogador tem invejosos 720 gols anotados, tornando-se o maior artilheiro do veterano do Espada de Ouro. E vai vendo! Paulinho mora no bairro de Itaquera, zona leste. É tanto amor ao clube que ele vai até Osasco, na outra ponta da cidade, todos os domingos para anotar seus gols. Em 2013, marcou 53 vezes (contra 22 do segundo lugar). Neste ano foram 22 gols marcados (o vice-artilheiro tem 16). Um pouco mais disputado, mas nada que ameace o faro de gol do artilheiro Paulinho.

Por Diego Viñas