Papo de Varzea

Copa promete agitar ABC

Papo de Várzea

eventoabc

A região do ABC, em São Paulo, é uma das mais fortes no futebol de várzea. Um dos varzeanos mais famosos hoje, por exemplo, nasceu em Diadema. Estou falando do zagueiro David Luiz, titular da Seleção Brasileira, que jogou muito nos terrões da sua cidade. E agora, a região se prepara para receber a segunda edição da Copa dos Campeões, que reúne 15 equipes das sete cidades que compõem o Grande ABC.

A partir de 27 de setembro, os melhores times entram em campo para disputar um troféu que só um time conhece. Na última edição, o Casa Grande de Diadema levou o título. Da mesma cidade, os times Imperial e Piraporinha também participam da competição. Santo André será representado pelo Alvinegro e IV Centenário; São Caetano terá América do Sul e Metalúrgicos; Mauá contará com Jardim Canadá e Belenense. Outro Alvi Negro e o Comercial querem levar o título para Ribeirão Pires, assim como o EC DER e Blumenau defenderão São Bernardo, e Guerreiros e Vila São João representam Rio Grande da Serra.

Os jogos serão no formato mata-mata com jogos de ida e volta. Só a final que, assim como a Liga dos Campeões da Europa, terá apenas uma partida. A equipe campeã ganha uma vaga para disputar a cobiçada Copa Libertadores da Várzea, em 2015

Atual campeão entra na 2ª fase

Representantes de cinco times participaram de um programa de TV fechada para esclarecer as regras. Na foto, além de organizadores, estão representados o campeão e vice de Santo André (IV Centenário e Alvi Negro),campeão e terceiro colocado de S.B.Campo (DER e,Blumenau) e o campeão da Copa dos Campeões 2013, (Casa Grande de Diadema). Na primeira fase, participam 14 equipes, classificando apenas sete. Neste fase, o Casa Grande entra para compor oito times que darão continuidade na disputa pelo troféu.

Enquanto isso, no campo mais próximo…

Festa de Cosme e Damião do EC Meninos da Dona Nega
A ONG Campana City, de Santo André, e a Turma do Boteco da Dona Maria convida todos para grande festa de São Cosme e São Damião com o EC Meninos da Dona Nega, falecida em 2010. A festa será dia 28 de setembro, a partir das 14h, na rua Pirancanjuba, s/n, Pq. João Ramalho. Informações 11 4475 3689 (Elvis).

Arthur Alvim completa 77 anos
Uma das mais tradicionais equipes de várzea faz aniversário. Fundado em 8 de setembro de 1937, o AA Arthur Alvim faz completa 77 anos de muito terrão. E muito mesmo, porque o campo na sede do time, que fica perto da Arena Corinthians, mantém seu lindo campo de terra batida até hoje. Parabéns Terremoto Verde!

Nove de Julho e Inajar de Souza fazem clássico
Assim como Corinthians e Palmeiras, como Brasil e Argentina, esses dois times de várzea têm uma rivalidade histórica na Zona Norte. Nove de Julho da Casa Verde e Inajar de Souza da Cachoeirinha entram em campo dia 20 de setembro, às 15h, no Centro Esportivo Pirituba pela Seminfinal da 1ª Copa Bifarma.

Por Diego Viñas, da Varzeapédia